Com o ano a chegar ao fim, é hora de fazer o balanço de 2024. No TNews, quisemos saber a opinião dos profissionais do setor de turismo sobre o que destacam este ano. Quais foram os momentos mais positivos e os maiores desafios enfrentados? Descubra o que elegeram como o melhor e o pior de 2024.
David Pinheiro, Manager da Stern Travel
O melhor de 2024
Em 2024, o crescimento das vendas e a expansão da oferta turística, aliado à reabertura de mercados como a China, impulsionaram positivamente a distribuição turística. Além disso, a redução das assimetrias entre as empresas portuguesas e europeias favoreceu a evolução do setor.
O pior de 2024
Em 2024, o encerramento de mercados devido à guerra prejudicou tanto as pessoas quanto as empresas. Além disso numa atividade regulada do DL 17/2018, tão responsabilizador das empresas e empresários, a nossa legislação laboral revelou ser ineficaz perante a existência de consultores individuais em viagens, não especializados e ligados a áreas distantes do setor, o que impacta negativamente a qualidade do mercado. Sera importante refletir sobre este tema e legislar sobre a profissionalização do setor.