O SUTUS 2022, cimeira mundial de turismo espacial e subaquático, está de regresso para a sua 3ª edição. O evento, que reúne instituições e personalidades internacionais das áreas espacial e subaquática, vai realizar-se nos dias 28, 29 e 30 de setembro na escola Les Roches Marbella.
Num formato híbrido, com um primeiro dia presencial e mais dois dias virtuais, o SUTUS (“Space & Underwater Tourism Universal Summit”) posicionou-se como o ponto de encontro de referência para as principais agências espaciais do mundo, atraindo, no ano passado, a empresa americana NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a JAXA japonesa. A estes juntar-se-ão este ano a Universidade Internacional do Espaço (International Space University – ISU), a Sociedade de Turismo Espacial (Space Tourism Society – STS) e a Agência Suíça de Turismo Espacial (Swiss Space Tourism).
No que diz respeito ao setor empresarial, mais de 30 empresas estarão presentes para apresentar o progresso dos seus projetos. Todos com reconhecimento internacional e planos ambiciosos, alguns dos quais foram mesmo postos em prática.
Orbital Assembly, o primeiro hotel com alojamento para turistas no espaço, Space VIP, dedicado à “alfabetização” espacial e a inspirar a próxima geração de astronautas privados, Axiom Space, que visa criar cidades no espaço, e a Space Tourism Society, que monitoriza o crescente leque de experiências espaciais (voos espaciais reais, filmes, jogos para mundos virtuais), são apenas alguns exemplos.
E ainda, rostos femininos como Nancy Vermeulen, formadora de astronautas da Academia de Treino Espacial, ou Susan Kilrain, astronauta, agora já reformada, que falará sobre a sua experiência para além do planeta Terra.
Por sua vez, o mundo marinho ainda inexplorado contará com oradores internacionais como Fabien Cousteau e a sua Estação Internacional do Oceano, que se pretende que esteja operacional a partir de 2026, Aaron Olivera, fundador e CEO da Earth 300, um projeto ambiental e científico global materializado num iate futurista cujo principal objetivo é combater as alterações climáticas, e Scott Waters, presidente do Submarino Pisces VI, que falará sobre o turismo de mergulho nas Ilhas Canárias.
Marca España
A criação da Agência Espacial Espanhola (AEE) será o tema principal da presença do país na terceira edição desta cimeira internacional pioneira. Álvaro Giménez Cañete, Delegado Especial da Agência Espacial Espanhola, irá apresentar o plano de ação para a criação desta nova organização, cuja sede está a ser disputada por cidades como Sevilha, Três Cantos (Madrid), Teruel, León, Puertollano (Ciudad Real) e as Ilhas Canárias, entre outras.
Além disso, oradores de renome como Carlota Pérez Reverte, arqueóloga subaquática, Carmen García-Roger e Jorge Pla-García, ambos aspirantes a astronautas da ESA, e empresas espanholas de referência mundial como o Green Moon Project, um projeto que aposta na agricultura espacial como um bem para toda a humanidade, ou Zero 2 Infinity, uma empresa que desenvolve balões de alta altitude para ter acesso ao espaço próximo e à órbita terrestre baixa usando uma cápsula e um lançador transportado por balões, também vão estar presentes neste evento anual.
O evento, organizado por Les Roches Marbella juntamente com a Medina Media Events, irá ter uma área de demonstração no campus de Marbella onde representantes de cada empresa participante poderão apresentar os seus projetos no setor do turismo, abrindo a experiência a todos aqueles que vierem às instalações da escola.
Carlos Díez de la Lastra, CEO de Les Roches, afirma: “Estamos muito contentes porque conseguimos que este congresso, o mais importante do mundo na discussão sobre o turismo das duas últimas fronteiras – sobre a cabeça e debaixo dos pés- contasse com as melhores agências e representantes dos projetos mais apaixonantes e excitantes do mundo”.
Os assistentes virtuais e empresas registadas poderão acompanhar todas as sessões via streaming e marcar encontros por vídeo com outros participantes e oradores, e ainda visitar demonstrações online exclusivas.