Quinta-feira, Março 20, 2025
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Nova Geração | O Turismo Português em 2035: Estamos no caminho certo?

“Para que as estratégias que estão a ser delineadas sejam bem-sucedidas é crucial valorizar os profissionais do turismo”

A Estratégia Turismo 2035 tem como principal foco a criação de um conjunto de objetivos para o futuro do setor em Portugal. Temas como: a sustentabilidade, a valorização dos territórios, os recursos humanos e a inteligência artificial são algumas das preocupações das entidades responsáveis pelo setor. Será que estamos no caminho certo para atingir essas metas?

Os desafios da sustentabilidade

A sustentabilidade é um dos temas centrais da estratégia, mas concomitantemente um dos maiores reptos. De que forma é possível manter o crescimento abrupto do Turismo sem comprometer os recursos naturais e culturais? A sobrecarga turística em cidades como Lisboa e Porto tem sido um ponto sensível, o recurso para contornar esta questão passa por promover destinos alternativos. Ainda assim, será que as restantes regiões estão preparadas para receber um aumento de visitantes? É fundamental serem criadas infraestruturas diversificadas e diligenciar uma oferta turística atrativa, por forma a minimizar o risco de descentralizar o turismo levando à falta de qualidade da experiência. 

Expansão turística para o Interior: Estratégia ou ilusão?

Cada vez mais a descentralização do turismo é um escopo primordial. Uma das estratégias mais assertivas seria a aposta em regiões menos exploradas, como é o caso do interior do País, facilitando a redução da pressão existente nos destinos e nas regiões sobrelotadas, promovendo oportunidades económicas valiosas ao desenvolvimento do destino e do setor. Contudo, é importante traçar linhas e criar o cenário ideal para esse desenvolvimento. O investimento em alojamento, promoção e em acessibilidades são os pontos-chave para abrir portas. É imprescindível existir um plano concreto que integre Câmaras Municipais, Junta de Freguesia, players privados do setor por forma a garantir que o Turismo contribui para a prosperidade das comunidades. 

Inteligência artificial, BIG Data: O futuro da gestão turística

Estamos na era da digitalização e do crescimento do setor da tecnologia, no entanto é importante referir que este tema não se restringe só à experiência do turista, mas também à forma como os destinos são geridos. 

A utilização da inteligência artificial como os big data oferecem a viabilidade de existir uma gestão mais eficiente dos fluxos turísticos, diminuindo a probabilidade de sobrecarga em determinados locais, fomentando uma boa experiência ao visitante. 

Apesar disso, é substancial estabelecer uma regulamentação clara, assim como investir na formação dos profissionais do Turismo, assegurando-se que o uso da informação proveniente da inteligência artificial é ética e traz benefícios reais e visíveis.

O papel dos recursos humanos no Turismo 2035

Para que as estratégias que estão a ser delineadas sejam bem-sucedidas é crucial valorizar os profissionais do turismo. Em tempos, o setor foi lembrado por salários baixos, precariedade e condições de trabalho bastante desafiantes. Se ambicionamos um turismo autêntico e de qualidade, é necessário traçar metas nesse sentido, investindo nas pessoas que se encontram diariamente na linha da frente.

A formação e a capacitação profissional são cada vez mais, pontos a ter em conta quando se pensa em garantir um serviço de excelência e uma experiência turística diferenciada. No entanto, as condições laborais devem acompanhar o investimento na qualificação e instrução dos colaboradores.

Fatores como: a instabilidade contratual, os baixos salários e a sobrecarga de trabalho são as principais razões do afastamento de muitos colaboradores do setor. Se existe o desejo desta ser uma área que continue a fazer caminhos crescentes, é imperativo criar ambientes de trabalho mais atrativos onde os profissionais se sintam mais motivados e valorizados. De outra forma, corremos o grave risco de vir a existir um setor altamente focado em tecnologia e ainda mais carente de capital humano qualificado. 

Conclusão: Entre oportunidades e obstáculos

A Estratégia Turismo 2035 revela existir uma visão clara para o futuro do setor. Temas como: sustentabilidade, inovação e descentralização são objetivos nobres, mas exigem medidas detalhadas e eficazes. A valorização dos recursos humanos é determinante para sustentar Portugal como um destino hospitaleiro e de excelência. 

É vital para o setor construir objetivos alcançáveis, mas com compromisso, inovação e uma visão realista do caminho a percorrer.

Por João Mota 

Estudante do I.S.C.E. – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo / Aluno do 2.º ano da Licenciatura em Gestão Turística

Nova Geração é nova rubrica do TNews, na qual damos voz à opinião dos jovens estudantes de Turismo.

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