Terça-feira, Outubro 4, 2022
Terça-feira, Outubro 4, 2022

SIGA-NOS:

OMT anuncia 2ª edição do concurso Best Tourism Villages

A Organização Mundial de Turismo (OMT) anunciou o regresso da Best Tourism Villages para 2022, um concurso que promove e aprimora o papel do turismo na proteção de aldeias rurais, juntamente com as suas paisagens, diversidade natural e cultural, sistemas de conhecimento e valores e atividades locais, incluindo a gastronomia. Ao mesmo tempo, a iniciativa também promove abordagens transformadoras para o desenvolvimento do turismo em destinos rurais, que contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Estados-Membros convidados a apresentar candidatos

Após o sucesso do projeto piloto em 2021, a OMT anunciou o retorno das Melhores Aldeias de Turismo, para 2022. Em 2021, mais de 40 vilas de mais de 30 países nas cinco regiões do mundo (de mais de 170 inscrições) foram reconhecidas como Melhores Aldeias de Turismo. Castelo Rodrigues e Cumeada foram duas aldeias portuguesas que constaram na lista de 2021.

Agora, os Estados Membros da OMT são convidados mais uma vez a apresentar candidaturas através das suas Administrações Nacionais de Turismo (NTAs). As candidaturas estarão abertas até 28 de junho de 2022 e as aldeias escolhidas serão anunciadas no final do ano.

A iniciativa tem três componentes

O Best Tourism Villages by UNWTO reconhece exemplos excecionais de destinos de turismo rural, com reconhecidos bens culturais e naturais, que preservam e promovem valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários e têm um claro compromisso com a inovação e sustentabilidade em todos os seus aspetos – económica, social e ambiental. O reconhecimento baseia-se na avaliação dos seus recursos e iniciativas em nove áreas, que abrangem os três pilares do desenvolvimento sustentável.

O Programa de Atualização Best Tourism Villages by UNWTO auxilia um número de aldeias entre aquelas que não atendem totalmente aos critérios para obter o reconhecimento. As aldeias recebem apoio da OMT e parceiros na melhoria de elementos das áreas identificadas como lacunas no processo de avaliação.

A Rede Best Tourism Villages by UNWTO oferece um espaço para troca de experiências e boas práticas. Inclui representantes das aldeias reconhecidas como Melhor Aldeia de Turismo pela OMT, bem como os participantes do Programa de Atualização e beneficiará das contribuições de especialistas, parceiros do setor público e privado envolvidos na promoção do turismo para o desenvolvimento rural.

As candidaturas serão avaliadas por um Conselho Consultivo externo independente, composto por especialistas nas diferentes áreas, com base nas nove áreas de avaliação que abrangem recursos naturais e culturais, bem como iniciativas nos três pilares da sustentabilidade – económico, social e ambiental.

Ao anunciar o lançamento da segunda edição por ocasião da 48ª reunião da Comissão para o Oriente Médio no Cairo, o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, disse: “O turismo traz imensas oportunidades para comunidades em todo o mundo para construir novos negócios, promover e proteger a sua cultura . Estou ansioso para ver exemplos de aldeias a trabalhar para realizar o potencial único do turismo, para promover a sustentabilidade e criar oportunidades para todos.”

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img