Sexta-feira, Janeiro 24, 2025
Sexta-feira, Janeiro 24, 2025

SIGA-NOS:

Paris é a cidade mais atrativa do mundo pelo quarto ano consecutivo

-PUB-spot_img

A cidade de Paris, em França, continua a liderar enquanto o destino urbano mais atrativo do mundo pelo quarto ano consecutivo, de acordo com o Top 100 City Destinations Index 2024 da Euromonitor International.

O relatório Top 100 City Destinations Index 2024 revela que, este ano, os 10 principais destinos urbanos foram dominados por seis cidades europeias, ao mesmo tempo que regista um aumento de destinos fora da Europa. Em particular, o continente asiático destacou-se no ranking da Euromonitor International, com a representação de duas cidades entre os 10 principais destinos urbanos do mundo.

Paris manteve o título de cidade mais atrativa a nível mundial, seguindo-se Madrid, em Espanha, na segunda posição, e Tóquio, no Japão, em terceiro lugar. Já Roma, em Itália, conquistou o quarto lugar, enquanto Milão completou a lista dos cinco primeiros.

Elaborado em parceria com a empresa de dados Lighthouse, o estudo anual da Euromonitor International compara 55 métricas diferentes em seis pilares principais de 100 destinos urbanos, atribuindo uma pontuação geral de atratividade a cada cidade. Estes pilares são: desempenho económico e empresarial; desempenho do turismo; infra-estruturas turísticas; política e atractividade do turismo; saúde e segurança; e sustentabilidade.

De acordo com a Euromonitor International, os destinos europeus mantiveram uma posição em destaque na edição de 2024, devido sobretudo ao pilar das infraestruturas turísticas.

“Apesar das projeções positivas de recuperação, desafios como a escassez de mão de obra, as tensões geopolíticas e uma economia lenta vão persistir, limitando o crescimento da cidade. Espera-se que os destinos menos visitados e as cidades de terceiro nível aumentem em popularidade à medida que os viajantes procuram jóias escondidas, experiências fora de época e turismo responsável. Os consumidores vão priorizar experiências culturalmente enriquecedoras e personalizadas, tornando-as a nova moeda de viagem”, comenta Nadejda Popova, responsável global de fidelização da Euromonitor International.

As 10 cidades com mais chegadas de turistas internacionais em 2024

O relatório anual analisou também as principais cidades com maior número de chegadas internacionais em 2024. A nível global, as chegadas de turistas estrangeiros aumentaram 19% este ano, sendo impulsionadas pela forte procura turística, diz o estudo. A Europa continua a ser a região mais popular, atingindo 793 milhões de viagens internacionais em 2024.

A capital da Tailândia, Banguecoque, foi a cidade com maior número de chegadas internacionais, com um total de 32 milhões de viagens este ano. Segundo a análise, o destino ultrapassou o nível pré-pandémico de fluxos turísticos internacionais em 2023 e, em 2024, registou um crescimento de 37% em relação ao ano anterior.

Seguiu-se Istambul, na Turquia, com um total de 23 milhões de viagens internacionais e um crescimento de 14% face a 2023. A cidade de Londres, no Reino Unido, completou o ranking dos três principais destinos com mais chegadas internacionais, registando 21.7 milhões de viagens e crescendo 7%.

Os gastos com turismo internacional totalizaram 1,9 biliões de dólares em 2024, diz a Euromonitor International, que prevê que o gasto médio global por chegada atingirá 1264 dólares até 2030. Entre 2024 e 2030, espera-se que o gasto médio de entrada por viagem apresente o maior crescimento em mercados como a Holanda e a China.

“Em 2024, as cidades globais têm aproveitado cada vez mais os eventos desportivos e culturais para aumentar as receitas do turismo. As melhorias nas infraestruturas e o marketing contínuo atraíram a atenção dos viajantes, abrindo novas oportunidades de crescimento”, acrescenta Popova.

“A preocupação renovada com o turismo excessivo está a aumentar. Em resposta ao excesso de turismo, os destinos continuam a impor impostos e taxas de entrada mais elevadas, promovendo o turismo durante todo o ano, recompensando ações sustentáveis ​​e adotando soluções de IA generativa”, conclui.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img