As ligações diretas de Lisboa para Izmir e Ancara estarão disponíveis no inverno, revelaram representantes da Pegasus Airlines ao TNews. Até ao momento, a companhia aérea turca não planeia expandir a sua operação para outros aeroportos portugueses.
No decorrer de uma viagem de imprensa a Izmir, na Turquia, o TNews sentou-se com a companhia aérea turca de low-cost Pegasus Airlines para conversar sobre a sua entrada no mercado português com as rotas Lisboa-Ancara, a 2 de abril, e Lisboa-Izmir, a 13 de maio.
Elif Tan Erek, Head of Brand da Pegasus Airlines, indicou que, desde a inauguração das novas rotas, a procura tem sido “realmente grande”. “A Load Factor rondou os 85% em julho e agosto, por isso estamos muito contentes com o desempenho”, disse.
Questionada sobre se a Pegasus Airlines planeia lançar rotas noutros aeroportos portugueses, nomeadamente o do Porto ou de Faro, a responsável revelou: “de momento não, tanto quanto sabemos, mas gostaríamos definitivamente de aumentar os nossos voos a partir de Portugal. Especialmente se pudermos fazer voos diretos para Istambul a partir de Lisboa, isso também seria importante para nós”.
Ambas as rotas de Lisboa para Izmir e Ancara estarão disponíveis durante todo o ano, regressando também no inverno, de acordo com as representantes da Pegasus Airlines. “Se tiverem um bom desempenho, nós damo-las”, justificou Ayse Gul Kirmizi Dikmen, Brand Leader International Markets.
“Esperamos também aumentar a frequência dos voos porque a nossa frota cresce de dia para dia”, acrescentou. “Atualmente temos 108 aeronaves na nossa frota e esperamos ter mais 10 até ao final deste ano. Também temos encomendas nos próximos anos, pelo que temos uma frota cada vez maior. Procuramos sempre novas rotas e aumentar a frequência dos voos”.
A Pegasus Airlines também já está a marcar presença no mercado espanhol, com o recente lançamento de uma nova ligação direta entre Sevilha e Istambul, que começará a operar no dia 24 de setembro. “Chegamos a três destinos em Espanha agora”, a par de Madrid e Barcelona, disse Elif Tan Erek. “É um mercado crescente para nós, neste momento”.
A escolha de Izmir como primeiro destino com ligação a Portugal, em maio, deve-se sobretudo às “permissões e regulamentos”, indicou Ayse Gul Kirmizi Dikmen.
Não obstante, a cidade pode ser também uma porta de entrada para os turistas viajarem para outras partes da Turquia. “Izmir é também um lugar muito estratégico para chegar à parte sul da Turquia ou ao lado leste da Turquia, por isso faz sentido voar a partir daqui também”, afirmou Elif Tan Erek.
“É possível viajar para Istambul a partir de Izmir ou de Ancara. Temos em média cerca de cinco voos por dia entre as duas cidades, pelo que a frequência é bastante elevada e as tarifas são baixas”, referiu Ayse Gul Kirmizi Dikmen, acrescentando que o voo Izmir-Istambul tem cerca de 50 minutos de duração. “Voamos para 35 destinos na Turquia, o que é realmente muito bom para os visitantes”.
O facto de ambos os voos serem noturnos é “uma opção de escala, pelo que [um viajante] pode ligar-se a outras rotas dentro da Turquia ou, se quiser, pode fazer uma escala em rotas internacionais para leste também”, informou Elif Tan Erek.
Aposta na experiência digital do cliente
A Pegasus Airlines está a investir numa oferta digital que melhore a experiência de viagem, nomeadamente com a aplicação móvel Pegasus. A nossa aplicação é muito integrada, simples e fácil de usar”, sublinhou Elif Tan Erek, permitindo “fazer tudo o que quiser relacionado com as suas viagens”. Um dos exemplos são os “check-ins self-service onde [os passageiros] podem despachar a sua bagagem por conta própria”.
“Atualizamos o mais rapidamente possível, como se o número da porta de embarque for alterado”, acrescentou Ayse Gul Kirmizi Dikmen.
“Temos o Flybot na nossa aplicação e no site onde é possível fazer perguntas e obter respostas sobre a sua viagem, o seu bilhete e assim por diante”, disse Elif Tan Erek sobre a ferramenta baseada em inteligência artificial. “Portanto, também é uma coisa baseada em IA. Por vezes, dão inspiração e também dão ideias diferentes”.
“É isto que estamos a tentar fazer desde 2018 para aperfeiçoar a nossa experiência digital e facilitar que cada um faça a sua própria reserva, check-in, tudo o que precisar através das nossas plataformas digitais, website ou própria aplicação”, concluiu.
Nascida em 2005, a Pegasus Airlines é atualmente a principal companhia aérea de low-cost da Turquia, com uma rede de 142 destinos em 53 países da Europa, Médio Oriente, Norte de África e Cáucaso. A companhia é agora representada em Portugal pela ATR.






