Terça-feira, Março 18, 2025
Terça-feira, Março 18, 2025

SIGA-NOS:

PHC Hotels investe 17M€ em plano de requalificação do Hotel Mundial a três anos

A PHC Hotels começou, em janeiro de 2022, a realizar um conjunto de transformações no grupo, que visam reforçar a sua competitividade no mercado de trabalho e que “estão agora a começar a dar frutos e resultados”. A quatro meses da abertura da quarta unidade do grupo, o Convent Square Hotel, a empresa anuncia a implementação de um Plano de Requalificação do Hotel Mundial, que contará com um investimento de 17 milhões de euros e que terá uma duração de três anos.

Estas transformações que estão a decorrer no grupo, de acordo Miguel Andrade, diretor geral de operações do grupo, tiveram quatro vetores principais de desenvolvimentos: Recursos humanos; alterar e melhorar o produto hoteleiro; a qualidade como fator de sustentabilidade do produto; e a revisão de toda a estratégia comercial e de segmentação, de forma a maximizar o RevPar e o preço por quarto.

O grupo PHC Hotels é detentor do Hotel Mundial, do Portugal Boutique Hotel, da My Suite Lisbon Guest House e, brevemente, do Convent Square Hotel Vignette Collection, que tem abertura marcada para junho de 2023. Todas as unidades do grupo estão localizadas a poucos minutos de distância das outras.

Quarto do Convent Square Hotel, que tem abertura prevista para junho de 2023. Foto: PHC Hotels

Questionado sobre o motivo por detrás destas transformações, Miguel Andrade explica que “o Hotel Mundial estava sustentado num modelo de negócio que estava um bocadinho esgotado, do ponto de vista de rentabilidade. Tinha uma segmentação muito apoiada na touroperação, que é um segmento que vamos continuar a ter e que queremos manter, mas que não responde com tanta eficácia ao preço”, salientou o responsável, destacando que o grupo percebeu que “era altura de entrar noutros segmentos”. As reservas diretas e feitas por OTA’s no grupo “são muito reduzidas”, de acordo com o responsável.

Como parte da sua estratégia, o grupo alterou parte da sua estrutura organizacional. Neste momento, a PHC Hotels conta com um departamento de “Revenue Managment”, que está focado a tempo inteiro nas receitas. Além disso, a PHC Hotels tem um novo departamento de controlo interno, uma nova direção de F&B, um nova direção técnica e reestruturou toda a área comercial. “Vamos também criar de raiz um departamento de qualidade, que vai estar a funcionar a partir de março, e que será transversal ao grupo. Vai estar focado nos KPI’s de qualidade, em todas as unidades, e também na introdução e no cumprimento das normas ESG”.

Plano de Requalificação do Hotel Mundial

Hotel Mundial, na Praça de Martim Moniz, em Lisboa. Foto: Logitravel

Miguel Andrade conta que a parceria que a PHC Hotels desenvolveu com a Vignette Collection, propriedade da IHG Hotels & Resorts, para a abertura do primeiro hotel da marca em Lisboa, o Convent Square Hotel, levou o grupo a refletir sobre o Hotel Mundial, que celebra 64 anos de abertura este ano. Desta forma, a PHC Hotels desenvolveu um Plano de Requalificação do Hotel Mundial a três anos.

O grupo pôs em prática este plano no final de 2022, começando por requalificar o “coração do hotel”, a lavandaria. “Estamos a renovar a nossa lavandaria, para podermos incorporar 121 quartos do Convent Square Hotel, porque não tínhamos capacidade para isso”.

Com o objetivo de melhorar a proposta de valor para os clientes e aumentar o preço médio por quarto, o grupo decidiu requalificar já em 2023 cerca de 91 quartos. “Vamos intervir cirurgicamente em 91 quartos, em conforto, em amenidades – televisões, máquinas de café, chaleiras, toppers, edredões e almofadas”.

Este ano o grupo vai, ainda, renovar os balneários dos colaboradores e fazer melhorias no economato – que será feito no Hotel Mundial e que vai abastecer as quatro unidades – e na área de segurança do hotel. “Temos uma proximidade muito grande entre as nossas unidades, temos o hotel Mundial aqui [na Praça de Martim Moniz], o Portugal Boutique Hotel, com 53 quartos, fica ao lado e o Convent Square Hotel também fica a uma ‘walking distance’. Com as sinergias operacionais, podemos ter aqui o nosso polo logístico e distribuir pelas outras unidades”.

O responsável explica que o plano de requalificação “ainda não está estabilizado”, mas o objetivo é realizar uma renovação total no hotel, de uma “forma faseada”, passando pelo lobby, bar, restaurante e 349 quartos – o inventário total do hotel. O investimento previsto é de 17 milhões de euros.

“Estamos à procura de parceiros para implementarmos este projeto”, nota Miguel Andrade, sublinhando que o grupo já conta com um parceiro desde junho de 2022: a DDN, uma gabinete de engenharia e de gestão de projetos. “Foi o parceiro escolhido para, conosco, pensar no projeto e na área de engenharia. Estamos agora a escolher o nosso parceiro a nível de design e arquitetura”.

“Queremos com a arquitetura, com o design e com a engenharia criar condições para podermos pensar numa marca para o Hotel Mundial. Ainda não temos nada definido, mas queremos ter a infraestrutura preparada para isso”, acrescentou.

2019 vs 2022

“As estratégias têm de levar a resultados e, nesse sentido, estamos muito satisfeitos”, frisou. Em 2022, o número de dormidas no hotel diminui 15% face a 2019, no entanto o preço médio aumentou 16% comparativamente com o ano pré-pandemia. “O impacto na rentabilidade é brutal”, notou o diretor de operações. Além disso, o hotel aumentou a segmentação das reservas diretas e OTA’s em cerca de 16%. “A nível de preço médio de OTA’s e de diretos, face a 2019, aumentou 20%”.

A PHC Hotels pretende que o Hotel Mundial entre no segmento de grupos e incentivos. “Sabemos que não somos um hotel de congressos, nem nunca seremos um hotel de grandes grupos, mas somos certamente um hotel para receber grupos com uma dimensão média, até 70 quartos, quer grupos corporate, quer grupos de incentivos e vamos entrar nesse segmento”.

Recursos Humanos

O grupo também reforçou a sua proposta de valor para os colaboradores. Em entrevista ao TNews, Miguel Andrade contou, a 9 de fevereiro, que a PHC Hotels no ano passado requalificou as infraestruturas dos colaboradores, nomeadamente o refeitório.

Em 2022, o grupo também introduziu um prémio anual variável para todos os colaboradores e estabeleceu uma gratificação sugerida de 5% na área de F&B, que é dividida por toda a equipa desse departamento. “Em todos os consumos feitos na área de F&B é automaticamente acrescentado 5% de gratificação, que é sugerida ao cliente”.

Além disso, a PHC Hotels aumentou para 800 euros o salário mínimo praticado no grupo, mais subsídio de alimentação, e introduziu um seguro de saúde para todos os colaboradores da empresa.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img