Domingo, Junho 23, 2024
Domingo, Junho 23, 2024

SIGA-NOS:

Plataforma Nacional de Turismo divulga “Declaração de Aveiro”

A necessidade de melhorias na governança, regionalização e coesão, investimento público, educação, formação e investigação, bem como a valorização dos recursos humanos, são algumas das diretrizes da “Declaração de Aveiro”, documento divulgado pela Plataforma Nacional de Turismo (PNT).

Divulgado esta segunda-feira, dia 3, este documento alerta para a necessidade de um desenvolvimento sustentável e bem planeado do setor, que continua a contribuir positivamente para a economia e sociedade portuguesas, evitando problemas como o overtourism, a gentrificação e a dependência excessiva de mão-de-obra imigrante. 

O evento, que ocorreu na cidade de Aveiro no passado dia 9 de maio sob o tema “Que Futuro para o Turismo em Portugal?”, contou com a participação de 150 associados e conferencistas, onde foram debatidos os rumos do turismo em Portugal após um ano e meio de preparações e discussões estruturais no âmbito da PNT. A “Declaração de Aveiro”, documento resultante do fórum, sintetiza os trabalhos e estratégias que o setor deve seguir.

De acordo com a PNT, o turismo tem mostrado um crescimento excecional em Portugal, com um impacto económico significativo que gera anualmente 25,5 mil milhões de euros, representando uma força motriz na economia e sociedade portuguesas. 

As conclusões do fórum ressaltam a importância de uma governança adequada e de investimentos em educação, formação e investigação, para que o turismo continue a ser um pilar de desenvolvimento sustentável, inovação e modernização em Portugal. Além disso, enfatizam a necessidade de políticas que articulem o investimento público com o desenvolvimento sustentável, visando não apenas a qualidade do turismo, mas também a qualidade de vida das pessoas e a coesão territorial.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img