Portugal estará representado este ano na Feira Internacional de Turismo de Madrid (FITUR) com 120 empresas e as sete regiões de turismo, além de entidades e associações municipais.
Esta representação portuguesa ocupará 1.700 metros quadrados (a maior área de sempre) de dois ‘stands’ de um dos pavilhões do IFEMA, o espaço de exposições e feiras de Madrid onde decorrerá a FITUR, de 22 a 26 de janeiro. Em relação a 2024, há este ano mais quatro empresas portuguesas na FITUR.
Os primeiros dias da feira são dedicados aos profissionais do setor, enquanto no fim de semana (25 e 26 janeiro) o foco está em outros visitantes e consumidores finais.
Nesses dois dias, os ‘stands’ de Portugal “transformar-se-ão num palco de apresentações e degustações de produtos regionais e animação”, segundo um comunicado do Turismo de Portugal enviado à agência Lusa.
A programação de fim de semana tem como foco a campanha do Turismo de Portugal lançada em outubro do ano passado com o título “Portugal is Art”, estando previstas atuações musicais e apresentações de rotas de arte urbana, assim como da Reserva Mundial do Surf da Ericeira, dos geoparques nacionais ou do Enoturismo do Centro de Portugal. Será ainda promovida a nova “rota turística-literária” inspirada em Camões.
Este ano, a FITUR espera receber o mesmo número de visitantes de 2024, cerca de 250 mil pessoas, entre profissionais e público em geral, gerando um impacto económico na cidade de Madrid de 450 milhões de euros.
Estarão presentes 9.500 empresas (mais 500 do que em 2024) de 156 países e 884 expositores, o que se traduz num crescimento de 10% em relação ao ano passado.