Prevê-se que o número de turistas que visitam Portugal e a Grécia cresça mais de 20% em comparação com o ano anterior, enquanto Espanha, o segundo destino mais popular do mundo, também deve registar um aumento nas chegadas, estimado em 13%.
Julia Simpson, presidente e diretora executiva do WTTC, durante sua participação na feira comercial ITB em Berlim, descreveu o setor como “em ascensão”, destacando o crescimento de dois dígitos no número de visitantes de mercados-chave como Reino Unido, Espanha e Grécia.
“Em comparação com o ano passado, já estamos a assistir a um crescimento de dois dígitos no número de visitantes dos principais mercados de origem, como o Reino Unido, Espanha e Grécia. Além disso, os nossos dados mostram que mais viajantes dos EUA visitarão a Alemanha este ano do que no ano passado. Em toda a Europa, estamos a assistir a aumentos maciços no número de chegadas internacionais. O ano de 2024 está destinado a ser não só um ano de grande sucesso para o turismo aqui na Alemanha, mas também para a Europa e para o mundo”.
Julia Simpson também ressaltou a importância de esforços para tornar o setor mais sustentável. “Os dados do WTTC mostram que o nosso setor foi responsável por 8,1% das emissões globais em 2019. É por isso que os esforços do nosso setor para combustíveis mais sustentáveis como o SAF, biodiesel e combustíveis marítimos alternativos são tão importantes”, frisa.
Além disso, também destacou o papel da inteligência artificial no futuro do turismo. “O efeito da IA no setor de viagens e turismo será mais profundo do que qualquer desenvolvimento tecnológico desde a invenção da world wide web”, defende.
O turismo continua a desempenhar um papel significativo na economia global, representando 9,2% do PIB em 2023 e empregando cerca de 320 milhões de pessoas em todo o mundo. Julia Simpson enfatizou que o setor está destinado a crescer ainda mais, prevendo que, até 2033, mais de um em cada nove empregos estará relacionado ao turismo, representando 11,6% do PIB global.