Portugal foi classificado como o terceiro país menos pontual da União Europeia durante a época da Páscoa, de acordo com uma análise realizada pela AirHelp. Dos mais de 500 mil passageiros que partiram de um dos aeroportos portugueses, apenas 66% descolaram no horário indicado, enquanto 170 mil passageiros sofreram algum tipo de perturbação no seu voo.
Os dados revelam que, dos quase quatro mil voos operados a partir de Portugal durante a Páscoa, 32% sofreram atrasos superiores a 15 minutos, 1% enfrentou atrasos superiores a duas horas, e apenas 15 voos tiveram atrasos superiores a três horas. Além disso, 48 voos foram cancelados, afetando mais de cinco mil passageiros. No total, cerca de quatro mil passageiros têm direito a compensação por terem enfrentado perturbações em seus voos, como cancelamentos, atrasos ou recusa de embarque.
Apesar das previsões e da tendência ascendente na sequência do abrandamento relacionado
com a pandemia no setor do turismo, de acordo com os dados da AirHelp, os números globais
de passageiros, bem como os dados de pontualidade, estão muito abaixo dos números do ano
passado. Em 2022, voaram de Portugal mais de 600 mil pessoas e 25% destas sofreu algum
tipo de perturbação no seu voo. Comparando os dois anos, em 2023 registaram-se menos
passageiros aéreos mas mais perturbações nos seus voos.
Pontualidade: Portugal na cauda da UE
Após análise dos 27 países que integram a União Europeia, a AirHelp concluiu que Portugal foi o terceiro país menos pontual, com apenas 66% dos passageiros a não sofrer qualquer perturbação no seu voo. Os países com pior desempenho foram França (62% dos passageiros sem perturbações nos seus voos) e Malta (em 27º lugar com 51%).
Na União Europeia, na semana de celebração da Páscoa, mais de 70 mil aviões partiram dos aeroportos europeus e mais de nove milhões de pessoas apanharam um voo. Destes, 75% (cerca de sete milhões de passageiros) voaram sem sofrer qualquer perturbação no seu voo. Quanto aos restantes passageiros: 100 mil sofreu um atraso no seu voo de duas horas; 45 mil pessoas viram o seu voo atrasar por três horas, e; 95 mil passageiros tiveram os seus voos cancelados. Assim, mais de 160 mil passageiros na União Europa têm direito a uma indemnização por interrupções dos seus voos.
Já em relação aos aeroportos portugueses, os dados da AirHelp revelam que o maior contributo negativo é do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. No entanto, apenas o Aeroporto de Ponta Delgada apresenta taxas de pontualidade superiores (77%) à média europeia (75%).