Portugal é o país piloto de lançamento de um novo serviço da Europcar. Denominado Europcar Premium Pick Up, este novo serviço permite ter acesso ao carro ser ter de passar por uma estação e vai estar disponível a partir de 4 de outubro para reservas através de brokers, na estação do Aeroporto de Lisboa.
O objetivo é que este novo serviço esteja disponível nos principais aeroportos de Portugal Continental e no Funchal ao longo de 2022, afirmou Paulo Moura, diretor geral da Europcar, numa conferência de imprensa esta quarta-feira, dia 29 de setembro.
“Esta solução permite ao cliente fazer uma reserva através do site ou da app e receber um QR Code. Ao chegar ao aeroporto, o cliente dirige-se a um terminal próprio e com o QR Code regista-se no leitor e recebe a chave e a informação do local onde a viatura está estacionada”, explicou o responsável.
“É uma solução conveniente, rápida e que queremos que venha a ser expandida e replicada nas nossas estações de cidade, onde pretendemos criar um hub que alimenta as estações satélites (ou parques de estacionamento) – onde poderão encontrar carros disponíveis. Num futuro próximo, poderão utilizar este serviço através apenas de um smartphone”, constatou Paulo Moura.
A apresentação desta nova solução surge no seguimento da estratégia do Europcar Mobility Group de criar uma plataforma de mobilidade com “condições para que os clientes possam começar a ter acesso a essas soluções de mobilidade de forma simples, sem complicações e que, no fundo, se traduzem numa forma sustentável de mobilidade”.
Para Paulo Moura, não será sustentável “continuar a pensar em muitos carros” nos grandes centros urbanos”. “As pessoas não vão poder continuar a ter viatura própria”, defendeu. “Nas grandes capitais europeias com dificuldade de acesso aos centros, as pessoas estão a optar por não ter carro e utilizar os transportes públicos e outras soluções de mobilidade. Julgamos que esse é o futuro e estamos a criar condições para que os nossos clientes possam beneficiar dessa plataforma.”
Aposta na sustentabilidade com 30% da frota elétrica até 2030
A sustentabilidade é uma “grande preocupação” da Europcar, garantiu Paulo Moura. A empresa assumiu esta semana um compromisso com os seus financiadores de transição para mobilidade elétrica, que se traduz em ter uma frota com 30% de carros elétricos até 2023, mas a meta é chegar já aos 10% até ao final de 2021.
“Na área comercial e operacional essa preocupação ambiental só não é mais acelerada, porque este ano tivemos um período difícil com a crise dos semicondutores, que provocou uma disrupção enorme na produção automóvel. Tem havido uma dificuldade enorme de fornecimento de viaturas e, sobretudo, viaturas elétricas”, explicou.
“Independentemente disso, temos de facto um compromisso de fazer a transição para a mobilidade verde. Estamos a aumentar muito o número de viaturas elétricas”, concluiu.