Embora as viagens domésticas dominem no outono de 2024, os viajantes estão a aventurar-se para longe em números recorde, com Itália, França, México, Reino Unido, Espanha, São Bartolomeu, Portugal, Canadá e Japão no topo da lista.
A Virtuoso®, a principal rede global especializada em viagens de luxo e experienciais, aproveitou a sua extensa rede de agentes de viagens, parceiros preferenciais e clientes para descobrir o que há de novo e o que por aí vem nas viagens de luxo, ao mesmo tempo que revela os dados e as percepções que comprovam isso. Intitulado “Voz do Luxo”, o relatório da Virtuoso baseou as suas conclusões numa base de dados de 80 mil milhões de dólares em transacções e numa série contínua de inquéritos.
A principal conclusão do estudo é que as viagens permanecem robustas, mesmo num cenário de desafios globais. As vendas acumuladas no ano superaram as de 2023 para o mesmo período de janeiro a junho em 14% e dispararam 211% em relação a 2019, com as vendas futuras de 2025-2026 já com um aumento de 38% em relação ao ano passado. A procura por agentes de viagens continua alta, com um aumento de 76% nos consumidores que procuram agentes de viagens este ano através do site da rede.
Grandes cidades como Paris, Londres, Nova Iorque, Roma e Tóquio registam aumentos significativos em relação a 2023, enquanto destinos como Taormina (Sicília), Napa e Amesterdão registam descidas nas taxas.
Para a época festiva, México, Havai, Anguila, Costa Rica e São Bartolomeu são os destinos mais procurados, com Santa Lúcia, República Dominicana e Granada a apresentarem fortes aumentos percentuais de dois e três dígitos. Nomeadamente, Maui regista um aumento de 66% para as férias, em comparação com o ano passado. Espera-se que as reservas para o outono e a época festiva sejam fortes, com as reservas para o outono a aumentar 23% e as reservas para a época festiva a aumentar 32% em comparação com 2023. Além disso, os hotéis preferidos da Virtuoso estão a registar aumentos de tarifas de 46% nas Caraíbas e de 8% no México.
Quando se trata das últimas tendências de viagem, os consultores da Virtuoso notaram uma procura contínua por experiências de uso exclusivo, como transporte VIP, iates de luxo e residências particulares. Os pedidos para estas experiências excecionalmente sofisticadas aumentaram para 89% dos consultores da Virtuoso. As principais tendências nas viagens de luxo incluem cruzeiros de expedição, destinos exóticos (como as Fiji, as Maldivas e a Tailândia) e safaris em África. As principais motivações para as viagens de ultraluxo são as celebrações, as experiências apaixonantes (como o desporto, as artes, a cultura, os concertos e os festivais) e as viagens únicas na vida.
Outra tendência notável é o aumento das viagens para climas mais frios, ou “Coolcations”, para destinos no norte da Europa e no Canadá, que aumentaram 44% este verão, enquanto as visitas a locais mais quentes, incluindo Itália, Grécia e França, diminuíram ligeiramente. Além disso, existe um interesse crescente em destinos fora dos circuitos habituais e em viagens fora das épocas altas, reflectindo a tendência para viagens mais responsáveis como resposta ao excesso de turismo. As vendas dos parceiros sustentáveis da Virtuoso atingiram 700 milhões de dólares em 2023, com os consultores da Virtuoso a apontarem a Eslovénia, Portugal e a Croácia como alternativas preferidas aos locais mais visitados, como Itália. Os agentes de viagens são fundamentais para educar os clientes sobre viagens sustentáveis, ao mesmo tempo que satisfazem as suas aspirações de viagem.