Quinta-feira, Setembro 29, 2022
Quinta-feira, Setembro 29, 2022

SIGA-NOS:

Portugal ocupa o 19º lugar entre as 60 principais economias do mundo

Portugal ocupa o 19º lugar no ranking RepCore® Nations 2022, realizado pelo Reputation Lab, consultora especializada na medição e gestão da reputação. O estudo analisa a reputação das 60 maiores economias do mundo, aos olhos dos cidadãos do G7 – o grupo dos países mais industrializados.

O índice de reputação de Portugal foi classificado como forte, à semelhança de países como o Reino Unido, a França ou a Alemanha. Para aferir este resultado, o RepCore® Nations mede sentimentos como admiração, respeito e confiança. Já os 22 atributos racionais estão agrupados nas dimensões: qualidade de vida, solidez das instituições, nível de desenvolvimento, ética e responsabilidade social e fator humano. A medição deste ativo intangível representa uma importante vantagem competitiva para o país, capaz de promover a exportação de produtos e serviços, atrair turistas, talento e investimento estrangeiros.

De acordo com a perceção dos cidadãos do G7, os principais pontos fortes de Portugal são a conduta ética e responsável, assim como a estabilidade das instituições. O estudo destaca ainda para a transparência e ausência de corrupção, a utilização eficiente dos recursos públicos, a eficácia do Governo e instituições nacionais. Portugal recebeu também uma avaliação positiva no respeito pelos direitos humanos e combate às alterações climáticas.

Ainda na senda das mais-valias, o país está associado a uma boa qualidade de vida, marcada pela segurança, estilo de vida atrativo e uma população acolhedora. A encerrar as forças, os sucessos desportivos do país contribuem também para a sua boa reputação.

No extremo oposto, as maiores fragilidades apontadas a Portugal estão relacionadas com o desenvolvimento económico, empresarial e tecnológico, assim como o reconhecimento internacional de marcas e empresas portuguesas. Menos positivas são também as perceções sobre a qualidade dos produtos, o património cultural e a qualidade do sistema educativo.

De acordo com o RepCore® Nations 2022, o Canadá é o país com melhor reputação, entre as 60 economias avaliadas, seguido pela Suíça, Finlândia, Noruega e Suécia. O top 10 fica completo com a Nova Zelândia, Austrália, Dinamarca, Holanda e Irlanda. No fim da tabela está a Rússia, uma posição decisivamente influenciada pela guerra na Ucrânia, e é acompanhada nos últimos lugares pelo Iraque, Irão e China.

Reputação dos 60 países com maior PIB (de acordo coma perceção dos países do G7)

Segundo Fernando Prado, parceiro do Reputation Lab e diretor do estudo, “trabalhar na marca do país representa um significativo retorno económico, já que permite demonstrar empiricamente que a boa reputação tem impacto no turismo, na captação de investimento estrangeiro e aumento das exportações”. O especialista sublinha também o impacto deste ativo intangível na capacidade negocial das nações: “um país com boa reputação tem uma influência na comunidade global superior à que o seu potencial económico e militar lhe daria, o chamado ‘soft power'”.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img