A by THF (Teach How to Fish), empresa portuguesa pioneira em inovação social, destaca-se pelo seu “modelo de negócios inovador e sustentável”. Fundada por Susana Garrett Pinto em junho de 2021, a empresa opera no quarto setor, uma esfera económica que integra lucro com propósito social – uma abordagem inovadora até então inexistente em Portugal, conforme destacado pela própria fundadora.
“A by THF tem um modelo de negócios inovador, sustentável e de elevado impacto social”, explica a fundadora. “A by THF é uma empresa (social). É ‘by THF’ porque todos os programas que desenhamos são um nome + by THF (ex: Programa de Suporte Educativo by THF, Choose Life by THF, etc)”, acrescenta.
A empresa disponibiliza serviços premium de Formação e Team Building Social através de uma metodologia própria e com base “numa economia nova, de abundância, e no modelo de valor partilhado para uma liderança humanizada e transformadora”. Além disso, “garantimos adicionalmente os nossos clientes e parceiros passaram a ter um papel ativo contribuindo de forma direta para o desenvolvimento sustentável no âmbito na Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e dos critérios ESG (temas Ambiental, Social e de Governança Corporativa), que não de forma meramente caritativa”, explica Susana Garret Pinto.
A ideia por detrás da criação da by THF surgiu em 2015, após a terceira experiência internacional de voluntariado de Susana Garrett Pinto. “Após a minha terceira experiência como voluntária internacional, criei o TEACH How to Fish (THF), com foco nas pessoas que vivem em situação de pobreza e exclusão social”, explica. O objetivo primário do THF é “transformar a dependência de caridade em autossustento através da capacitação para que possam viver uma vida digna em autonomia. O TEACH How to Fish é um modelo de impacto, focado nas pessoas e orientado para a dimensão social da sustentabilidade”.
Diferenciando-se dos modelos tradicionais do terceiro setor, a fundadora optou por um modelo de empresa social, onde a inovação reside na combinação de fins lucrativos com um propósito social. Neste formato, a empresa procura gerar lucro, mas esse lucro é direcionado para a consecução de objetivos sociais específicos. Assim, a by THF alinha-se às soluções estudadas em países como Canadá, EUA, Grécia, Reino Unido e Brasil, onde as empresas sociais têm demonstrado ser eficazes na promoção da sustentabilidade financeira em projetos sociais. “Estudei ao longo de cerca de seis anos quais as soluções que já estavam a ser trabalhadas ou estudadas no mundo com vista a permitir a sustentabilidade financeira de projetos sociais, e o modelo de empresa social foi o que melhor se encaixava na minha visão”, explica.
“O resultado líquido da empresa, após o pagamento à nossa equipa e compromissos com fornecedores e parceiros, é utilizado nos programas do TEACH How to Fish (THF) ou junto dos nossos parceiros. Quanto ao THF, podemos utilizá-lo para atender a necessidades básicas identificadas pelas pessoas ou comunidades onde trabalhamos”, esclarece.
“Quando estas necessidades estão asseguradas conseguimos focar-nos no objetivo primário e neste caso a intenção é investimos os resultados da empresa na formação e capacitação de pessoas em situação de pobreza, exclusão social ou desemprego, na criação de negócios próprios, no apoio para que consigam condições de trabalho dignas, e também na educação de crianças em situação de vulnerabilidade. Temos para já um Programa de Suporte Educativo by THF no Camboja com 11 crianças da comunidade onde trabalhamos a abordagem de impacto THF”, explica.
No que diz respeito à formação, a by THF aborda temas relacionados com competências humanas, desde a comunicação até à gestão emocional e resiliência. A empresa desenvolve programas em vez de ações pontuais, adaptando-se aos desafios e objetivos dos clientes.
Atuação no Setor do Turismo
A by THF possui uma presença significativa no setor do turismo, atendendo a clientes variados, desde a hotelaria até agências de viagens e operadores turísticos. “Temos vários clientes no setor do turismo. Da hotelaria, a agências de viagens e a operadores turísticos, por exemplo, mas também estabelecemos parcerias e protocolos de cooperação com algumas das principais associações do setor.”
A empresa destaca a relevância dos serviços da by THF na gestão humana no turismo, focando na formação das pessoas, tanto líderes quanto colaboradores. “O nosso foco na empresa continuam a ser as pessoas. Através da formação trabalhamos cada pessoa, líderes e colaboradores. Queremos que cada pessoa se sinta um precioso ativo dentro do contexto organizacional.”
“Com os serviços de team building, por exemplo, e o conceito de In House Training, conseguimos com os nossos clientes integrar pessoas que estão em situação de desemprego nas ações de formação das suas equipas, com vista a criar postos de trabalho”, explica Susana Garrett Pinto.
Planos Futuros
A by THF planeia expandir a sua atuação, mantendo a sua metodologia flexível e própria. Segundo Susana Garrett Pinto, “a by THF tem um modelo naturalmente e intencionalmente escalável, o que nos permite criar a empresa em cada país onde estejamos a trabalhar o modelo de impacto TEACH How to Fish, permitindo não apenas a sustentabilidade financeira do mesmo, mas a formação e capacitação de pessoas e a criação de postos de trabalho e de combate à pobreza e desigualdades, muitos destes ligados incontornavelmente ao turismo.”
A by THF alinha-se com a visão da Organização Mundial do Turismo, reconhecendo a importância dos critérios de redução da pobreza nas decisões sobre o desenvolvimento do turismo. Além disso, a empresa destaca a cooperação como o caminho para atingir objetivos comuns, em linha com os critérios ESG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa) que orientam os esforços globais para a sustentabilidade.