Quinta-feira, Maio 1, 2025
Quinta-feira, Maio 1, 2025

SIGA-NOS:

Procura por viagens desacelera em fevereiro, segundo dados da IATA

A IATA revelou que a procura por viagens desacelerou em fevereiro, registando um aumento de 2,6% face ao mesmo mês de 2024. A capacidade total, medida em lugares-quilómetros disponíveis (ASK), aumentou 2%, pelo que a ocupação atingiu 81,1% (+0,4 pontos percentuais).

Os dados da IATA mostram que a procura internacional aumentou 5,6%, ao mesmo tempo que a capacidade total aumentou 4,5% e taxa de ocupação alcançou 80,2% (+0,9 p.p.). A nível doméstico, a procura diminuiu 1,9%, enquanto a capacidade registou uma descida de 1,7% face a fevereiro de 2024. A taxa de ocupação foi de 82,6% (-0.2 p.p.).

Em comunicado, Willie Walsh, diretor-geral da IATA, atribui esta desaceleração ao “ano bissexto” e ao “ano novo lunar”, que ocorreu em janeiro, enquanto no ano passado esta celebração se tinha assinalado em fevereiro.

O responsável dá nota que “temos de estar atentos à evolução da América do Norte, que registou quebras no tráfego doméstico e internacional”. Por sua vez, mostra a sua preocupação com o recente encerramento do Aeroporto de Heathrow, em Londres, o que significa o pagamento de milhões de euros em compensações aos passageiros afetados.

Willie Walsh lembra que a presidência polaca da União Europeia já propôs alterações ao regulamento europeu, introduzindo reformas que, apesar de sensatas, considera que não serão suficientes e que os problemas vão continuar.

Todas as regiões registaram níveis recorde de procura em fevereiro, exceto a América do Norte

De acordo com o relatório da IATA, todas as regiões registaram crescimento de 5,6% nos mercados internacionais de passageiros em fevereiro de 2025, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Este crescimento significa que todas as regiões, exceto a América do Norte, registaram níveis recorde de procura em fevereiro.

As companhias aéreas da Ásia-Pacífico registaram um aumento da procura de 9,5% em termos anuais. A capacidade aumentou 8,3% e a taxa de ocupação foi de 85,7% (+0,9 p.p. em comparação com fevereiro de 2024).

As transportadoras europeias registaram um aumento homólogo de 5,7% na procura. A capacidade aumentou 4,9% em relação ao ano anterior, e a taxa de ocupação foi de 75,5% (+0,5p.p.).

As do Médio Oriente registaram um aumento anual de 3,1% na procura. A capacidade aumentou 1,3% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação foi de 81,9% (+1,4 p.p. em comparação com fevereiro de 2024).

As norte-americanas registaram uma quebra homóloga de -1,5% na procura. A capacidade diminuiu -3,2% em relação ao ano anterior, e a taxa de ocupação foi de 78,9% (+1,3 p.p. em comparação com fevereiro de 2024).

Por sua vez, as companhias aéreas latino-americanas registaram uma quebra anual de -1,5% na procura. A capacidade diminuiu -3,2% em relação ao ano anterior, enquanto a taxa de ocupação foi de 78,9% (+1,3 p.p.).

Por último, as transportadoras de África registaram um aumento anual de 6,7% na procura. A capacidade aumentou 4,0% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação subiu para 75,3% (+2,0 p.p.).

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img