Sexta-feira, Junho 14, 2024
Sexta-feira, Junho 14, 2024

SIGA-NOS:

Programa Revive distinguido como exemplo de sustentabilidade cultural a nível europeu

O programa Revive é um dos vencedores dos prémios ‘Destinos Turísticos Culturais Sustentáveis’, um selo de qualidade atribuído pela European Cultural Tourism Network (ECTN) que visa dar visibilidade aos aspetos relacionados com o património material e imaterial e da promoção de um turismo cultural inteligente e sustentável. Distinguido na categoria ‘História e Património’, o Revive “demonstrou resultados mensuráveis, capacidade para atrair visitantes para zonas menos conhecidas, carácter inovador e envolvimento com a comunidade local”, refere o comunicado do Turismo de Portugal.

Os vencedores foram anunciados a 19 de outubro, durante a 16.ª Conferência Internacional de Turismo Cultural realizada em Pafos, Chipre. Coordenada pela ECTN, em parceria com Europa Nostra, European Travel Comission (ETC) e NescTour, e no âmbito da ‘European Capital of Smart Tourism Pafos 2023’ e da ‘RelnHerit Horizon 2020 CSA’, a edição de 2023 do prémio teve também como objetivo a criação de uma plataforma para partilha de experiência e conhecimento e também para promoção de redes de networking entre destinos.

Portugal apresentou a candidatura «REVIVE: Revitalização do património público para um turismo sustentável em Portugal», um programa conjunto das áreas governativas da economia, da cultura, das finanças e da defesa, desenvolvido em estreita articulação com as autarquias locais e que tem por principal objetivo recuperar e valorizar património público devoluto e reforçar a atratividade dos destinos regionais.

Atualmente, o Programa REVIVE integra 65 imóveis, dos quais 29 foram objeto de concursos públicos, resultando em 21 concessões adjudicadas, 21 contratos assinados e 2 explorações em funcionamento. Os contratos em execução representam um investimento de €142,5 milhões na recuperação de património público, com rendas anuais a rondar os €2,5 milhões.

Estão em pleno funcionamento duas explorações, o ‘Vila Galé Collection Elvas – Historic Hotel, Conference & Spa’, de 4 estrelas, instalado no antigo Convento de São Paulo em Elvas, inaugurado em 2019; e o ‘Vila Galé Collection Alter Real – Resort Equestre, Conference & Spa’, também de 4 estrelas, integrado na Coudelaria de Alter, em Alter do Chão, inaugurado em 2020.

Atualmente, estão em curso as obras de reabilitação de mais 3 imóveis: o Convento de Santa Clara (em Vila do Conde) cuja abertura está prevista para breve, o Mosteiro de Arouca (em Arouca) em fase avançada de obra, e o Palacete dos Condes Dias Garcia (em São João da Madeira).

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img