O Programa UPGRADE, lançado em 2020 pelo Turismo de Portugal, com o objetivo de aumentar o nível de qualificação dos profissionais da atividade turística respondendo às exigências futuras do setor, já realizou mais de 500 ações de formação para um universo superior a 30.000 formandos, revela o Turismo de Portugal.
Assumindo o propósito de ajudar as micro e pequenas empresas e os seus colaboradores a estruturar negócios com novas propostas de valor, mais sustentáveis e mais digitais, esta modalidade de formação à distância, em regime “live training”, abre, agora, um novo ciclo formativo – o UPGRADE 3.0.
“Mantendo o foco na digitalização e no compromisso adquirido com a sustentabilidade, o UPGRADE 3.0 vem reforçar de forma significativa a componente de mentoria especializada, junto das empresas do setor do turismo, convocando-as a implementar processos de melhoria que lhes permitam afirmar-se num mercado mais sustentável e mais digital”, explica o Turismo de Portugal em comunicado.
Assim, a mentoria passa a estar disponível para todas as pessoas e empresas independentemente da formação, permitindo o acompanhamento e orientação individualizada no desenvolvimento de projetos na área do digital e da sustentabilidade, bastando que se candidatem na área do Programa Upgrade 3.0, na Academia Digital do Turismo de Portugal.
Ana Paula Pais, diretora de Formação do Turismo de Portugal, faz notar que “a resposta das pessoas ao UPGRADE superou as nossas expectativas mais otimistas. A procura elevada e o feedback recebido confirmam a pertinência desta aposta formativa na valorização das competências dos profissionais do setor, com impacto relevante e imediato nas empresas turísticas.”
O programa dirige-se a profissionais do turismo, de micro e pequenas empresas, empresários em nome individual, empreendedores, gestores e participantes nas suas edições anteriores. O modelo de aulas adotado pressupõe a participação simultânea do formador e dos participantes – em formato presencial ou à distância –, abrindo espaço ao trabalho autónomo.