Quinta-feira, Maio 1, 2025
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Quais os benefícios do SAF para o setor de viagens? Especialistas respondem

O combustível de aviação sustentável (SAF) é amplamente considerado uma das inovações mais interessantes no domínio da tecnologia das alterações climáticas, afirma a Belvera Partners, um fornecedor de tecnologia para o turismo, em comunicado.

Mas o que isto significa para a distribuição, para o marketing e para a venda de produtos das companhias aéreas? Como é que as companhias aéreas, que utilizam SAF, e os intermediários que vendem o seu inventário devem adaptar os produtos aéreos para atrair os compradores B2B e os viajantes finais tendo em conta este facto?

Para Alice Ferrari, do fornecedor de tecnologia de aviação Kyte, a SAF está a tornar-se uma realidade para a qual temos de estar preparados. “A crescente disponibilidade e acessibilidade de combustíveis alternativos, como o querosene sintético produzido a partir de biomassa ou de eletricidade renovável, são as principais tendências da indústria que estão atualmente a remodelar o setor das companhias aéreas no sentido de uma maior sustentabilidade.  No entanto, do ponto de vista da administração, medição e contabilidade, isto traz novos desafios para as companhias aéreas e a indústria tecnológica da aviação tem de responder rapidamente a essa necessidade”, sublinha Alice Ferrari.

Além disso, Emilie Dumont, da Digitrips, proprietária da principal plataforma francesa de viagens multiprodutos MisterFly, confirma que “estamos a acompanhar de perto a evolução das práticas relacionadas com a utilização de SAF. Enquanto intermediários, o nosso papel é informar os clientes de forma transparente e permitir-lhes fazer a escolha mais adequada com base nas suas expetativas. Muitas companhias comprometeram-se com políticas relativas à utilização de SAF e esperamos que a proporção deste combustível nos voos seja incorporada nas calculadoras de CO2 o mais rapidamente possível, com maior clareza por parte dos cientistas e das companhias aéreas”.

Concordando com Emilie Dumont, Matthew Chapman da Vibe, um fornecedor de tecnologia de reservas de viagens para intermediários (TMC), acrescenta que “três tendências principais estão a impulsionar a utilização de SAFs como uma alternativa viável aos combustíveis tradicionais para aviões. Como resultado, estamos a ver os TMCs, em particular, a pedir-nos dados sobre o SAF, mas ainda estamos longe de os poder fornecer num formato de relatório normalizado e regular”.

Entretanto, Christian Sabbagh, do grupo de Software-as-a-Service (SaaS) Travelsoft – proprietário de plataformas de distribuição como Traffics, Orchestra e Travel Compositor – acredita que “apesar dos avanços significativos em matéria de SAF nos últimos anos e da promessa de mais melhorias, o público em geral não está suficientemente familiarizado com estas mudanças. Trata-se, em parte, de uma questão de comunicação e será necessário um programa de educação e sensibilização, sendo as agências de viagens e os operadores turísticos um excelente meio para o conseguir, bem como as partes interessadas a consultar. O número de intermediários complica ainda mais a situação e, por isso, as soluções de ligação direta, além das vantagens económicas, resolverão melhor este problema quando existirem informações e métricas normalizadas, dando assim aos que têm ligações de ligação direta uma vantagem considerável que as companhias aéreas poderão comercializar com força.”

Antes que o SAF seja amplamente adotado, Janis Dzenis, do site de comparação de preços WayAway, lembra-nos que “a implementação de opções SAF significativas na maioria dos voos ainda está longe e não há um plano claro sobre como poderemos comercializá-lo, mas, por enquanto, devemos continuar empenhados noutros meios de introduzir a sustentabilidade em toda a experiência de viagem, incluindo outros aspetos do voo”.

Recorde-se que, recentemente, a DER Touristik tornou-se o primeiro operador turístico a comprar combustível de aviação sustentável (SAF) do Grupo Lufthansa para ajudar a reduzir as emissões de CO2 das viagens de férias. A partir de setembro, a DER Touristik poderá oferecer aos seus clientes viagens aéreas mais ecológicas com o uso do SAF sem custo adicional. O operador turístico irá arcar com os custos do SAF. 

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