Sábado, Dezembro 7, 2024
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Qual é a influência das redes sociais nas escolhas dos viajantes?

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As redes sociais têm um papel complexo no universo das viagens, podendo influenciar tanto de forma positiva como negativa a perceção dos destinos turísticos. Desde a divulgação de informações valiosas sobre locais até ao alerta para superlotação e comportamentos indesejáveis, as redes sociais têm um impacto significativo no comportamento dos viajantes. Esta é a conclusão de um estudo recente conduzido pela PhocusWire.

O estudo ressalta que as redes sociais podem distorcer a realidade dos locais, criando uma imagem de tranquilidade ou intocabilidade que não corresponde à realidade, especialmente quando estão lotados de visitantes. As organizações responsáveis pela gestão de destinos expressaram preocupações sobre o equilíbrio entre conteúdo gerado pelos utilizadores e informações oficiais dos destinos. Segundo a PhocusWire, “a inundação de conteúdo gerado pelos utilizadores nas redes sociais muitas vezes ultrapassa os esforços das entidades responsáveis pela gestão dos destinos”.

Além disso, o estudo aponta que o alcance abrangente das redes sociais levanta preocupações sobre a rápida viralização dos destinos, dificultando a gestão do aumento de visitantes. Embora estes casos sejam provavelmente alimentados por uma minoria de viajantes, espera-se que esse número aumente com o tempo, à medida que as redes sociais ganham ainda mais força. De acordo com o relatório de investigação sobre viagens da Phocuswright, Far From the Madding Crowd? The Truth About Overtourism and Dispersal, apenas 22-30% dos viajantes afirmaram fazer um esforço específico para visitar os locais apresentados nas suas redes pessoais, feeds de descoberta ou de influencers.

No entanto, os viajantes com idades entre 18 e 34 anos são os que mais se identificam com essa tendência. Portanto, é provável que a tendência aumente à medida que essa demografia digitalmente conectada se torne uma parte ainda maior do total de viajantes. “Os gestores de destinos devem considerar a tendência de longo prazo de como as mídias sociais influenciam as decisões dos viajantes”, ressalta o estudo.

Alguns viajantes escolhem as suas atividades e excursões com base na oportunidade de capturar boas fotografias, o que pode resultar em congestionamentos de tráfego ou de turistas em locais inadequados. Embora muitas dessas fotografias possam aparecer nas redes sociais, dando a impressão de que foram tiradas para exibir status ou reconhecer a visita a um local especial, o estudo sugere que os viajantes não são motivados exclusivamente pela presença nas redes sociais.

Na maioria dos mercados, os viajantes com mais de 55 anos, que usam as redes sociais com menos frequência, demonstram uma probabilidade semelhante aos mais jovens de escolher atividades no destino com o objetivo de tirar fotografias. “A vontade de capturar um momento – e os desafios associados a isso – precisa ser abordada, indo além de simplesmente desencorajar as pessoas a produzir menos conteúdo nas redes sociais”, destaca a PhocusWire.

Embora os viajantes possam não estar a escolher destinos apenas pela sua fama, o estudo indica que é inegável que a notoriedade pode influenciar as suas considerações.

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