Os Açores foram adicionados à lista verde do sistema de semáforo do Reino Unido, o que significa que os passageiros provenientes deste destino não terão que ficar em quarentena, independentemente de estarem totalmente vacinados ou não.
Os Açores juntam-se assim à Madeira na lista verde, enquanto que Portugal continental permanece na lista âmbar. Para os destinos que integram esta lista é necessário fazer um teste à Covid-19 nos três dias antes de viajar para Inglaterra, fazer um teste à chegada e preencher um formulário de localização de passageiros. Quem tem um certificado de vacinação reconhecido no Reino Unido tem de fazer um teste no segundo dia ou antes. Se não tiver a vacinação completa, tem de fazer quarentena por dez dias e fazer um teste no segundo dia ou antes e no oitavo dia ou depois.
Juntamente com os Açores, outros seis destinos foram adicionados à lista âmbar: Canadá, Dinamarca, Finlândia, Liechtenstein, Lituânia e Suíça.
“Os viajantes desses destinos não terão que ficar em quarentena, independentemente de estarem totalmente vacinados, mas ainda precisarão fazer testes antes da partida e do segundo dia e preencher um formulário de localização de passageiros”, disse o Departamento de Transporte (DfT) em comunicado.
Segundo a atualização de listas divulgada esta quinta-feira, dia 26 de agosto, Montenegro e Tailândia são os únicos países que passaram da lista âmbar para a vermelho.
“Tailândia e Montenegro serão adicionados à lista vermelha, refletindo o aumento das taxas de casos nesses países e o maior risco que as viagens desses países representam para a saúde pública do Reino Unido”, disse o DfT
As mudanças entrarão em vigor a partir das 4h de segunda-feira, 30 de agosto.