Sexta-feira, Janeiro 24, 2025
Sexta-feira, Janeiro 24, 2025

SIGA-NOS:

Reportagem | Cayo Santa María e Trinidad: A combinação perfeita de praia e cultura

-PUB-spot_img

A expectativa era grande e não foi defraudada. Um dos novos destinos da programação da Jolidey a partir de Lisboa para o verão, Cayo Santa María, possui as melhores praias das Caraíbas, boas infraestruturas hoteleiras e, quando combinado com Trinidad, oferece cultura e natureza, o que faz desta proposta um sucesso de vendas do operador.

Para descobrir os encantos de Cayo Santa María e Trinidad, o grupo Ávoris convidou um grupo de agentes de viagens e jornalistas a viajar na terceira partida do charter Lisboa-Santa Clara, com destino a Cayo Santa María.

Terça-feira, 9 de julho, 12h00. Faltavam 3h25 para o voo e as filas dos balcões de check-in da companhia aérea Iberojet no aeroporto de Lisboa já eram grandes, indicando uma ocupação total. O A330-900neo, aparelho da Iberojet que realiza todas as ligações entre Portugal e as Caraíbas, opera com um total de 353 lugares em económica e 18 em executiva. A classe executiva é uma novidade este ano na programação da Jolidey para todos os destinos das Caraíbas. Quem desejar, e por um valor relativamente razoável (cerca de 300 euros ida e volta), pode viajar com mais conforto, o que, num voo de oito horas, faz a diferença.

À chegada ao aeroporto de Santa Clara, encontramos a habitual receptividade calorosa dos cubanos. Esperava-nos Juan Carlos Morera, da Welcome Incoming Services, a empresa de receptivos que pertence ao grupo Ávoris, e Rolando, o nosso guia durante a estadia em Cuba.

O trajeto entre o aeroporto de Santa Clara e Cayo Santa María é de uma hora e quarenta minutos em autocarro, para percorrer pouco mais de 100 quilómetros: metade em terra e a outra metade sobre o mar, num projeto de engenharia que orgulha muito os cubanos: o viaduto de Pedraplen, que liga Caibarién a Cayo Santa María (um conjunto de pequenas ilhas), com 48 quilómetros de extensão. Pelo caminho, Rolando aproveita para fornecer algumas informações sobre o destino e expressar o seu amor pela cultura e língua portuguesa. “O português é música para os meus ouvidos”, afirma sobre a “língua de Camões”. Mencionou Eça de Queiroz, Saramago e Guterres, portugueses ilustres que visitaram Cuba há muitos anos.

Hotéis para todos os segmentos

Nos dois dias seguintes, aguardavam-nos visitas de inspeção aos hotéis de Cayo Santa María. No total, Cayo Santa María conta com 22 hotéis distribuídos pelos três cayos (Cayo Santa María, Cayo Ensenachos e Cayo Las Brujas). A maioria dos hotéis (14) está localizado no maior Cayo, Cayo Santa María. Todos os hotéis oferecem regime tudo incluído. Com maior ou menor dimensão de quartos, alguns são indicados para famílias e casais, outros apenas para adultos, e há ainda hotéis que, sendo para famílias, têm áreas reservadas para adultos, com serviços exclusivos, como o hotel onde ficámos, o Paradisus Los Cayos. Em Cayo Santa María há hotéis para todos os gostos, e cada um deles oferece várias tipologias de quartos, que variam conforme a vista: mar, piscina ou jardim. Nesta época do ano, há menos turistas em Cayo Santa María, cujo principal mercado emissor é o Canadá. Isso pode ser uma vantagem para o mercado português, que encontrará um ambiente mais tranquilo e praias praticamente desertas. Por outro lado, observamos, num ou outro hotel que visitámos, áreas em manutenção, o que não é ideal.

Cayo Santa María, enquanto destino turístico, tem apenas 25 anos. O primeiro hotel a ser construído foi o Villa Las Brujas, em 1999, após a construção do acesso rodoviário. É propriedade da Gaviota, grupo turístico do governo cubano, que possui diversos negócios na área do turismo, desde hotéis até marinas e agências de viagens. À construção do Villa Las Brujas seguiram-se outros hotéis, e hoje Cayo Santa María conta com várias marcas internacionais que, em conjunto com a Gaviota, ajudaram a desenvolver o destino, como Meliá, Iberostar e Sirenis (também há hotéis com marcas próprias da Gaviota).

No primeiro dia, a visita incluiu apenas hotéis em Cayo Santa María, nomeadamente o Meliá Buenavista, Meliá Cayo Santa María, Meliá Las Dunas e Paradisus Los Cayos. O segundo dia contou com uma incursão pelos dois outros Cayos. Em Cayo Las Brujas, encontramos um dos mais recentes hotéis: o One Gallery. Com infraestruturas modernas, este hotel tem 625 quartos e abriu no ano passado. Apresenta-se como “um hotel de festa e alegria”, sendo palco do Cayo Santa María Music Fest. Uma das características que o distingue é a sua ligação à arte, evidente nos murais de pintura espalhados por todo o resort, resultado de um projeto conjunto entre 22 artistas latino-americanos e caribenhos. O hotel é indicado para todos os segmentos, sejam famílias, grupos de amigos, jovens ou eventos. Dizer que a praia deste hotel é uma das mais bonitas que vimos pode ser redundante. Qualquer praia em Cayo Santa María será sempre bonita, com águas de azul turquesa e areias brancas, mas há sempre algumas mais cénicas do que outras. Esta arrebatou o nosso coração, assim como a praia do Meliá Buenavista.

As praias são o maior atrativo desta região, que procura, no entanto, ser mais do que um destino de sol e praia e afirmar-se também como um destino de eventos. Mas como fugir ao rótulo de destino de sol e praia, quando se tem 10 quilómetros de praias que estão entre as 25 melhores do mundo? Difícil.

José Luís Licor Suárez é diretor da Santa Maria Tours e responsável pelo turismo no destino. Para ele, Cayo Santa María tem algo de diferente dos outros destinos turísticos em Cuba, começando pelo facto de estar numa Reserva da Biosfera, declarada pela UNESCO.

“Cayo Santa María encontra-se no centro do país, o que facilita o acesso a outros destinos turísticos, como Cayo Coco, Varadero e Havana. Os nossos clientes em Santa María têm a possibilidade de visitar esses destinos, seja de autocarro ou avião,” explica Suárez.

“Uma das coisas que sempre queremos mostrar aos nossos clientes é a cultura e solidariedade do povo cubano. Para isso, oferecemos excursões à cidade de Remédios, a oitava vila fundada pelos espanhóis em Cuba, à cidade de Santa Clara, capital da província, e a Trinidad, a cidade-museu das Caraíbas. Também oferecemos passeios a Topes de Collantes, um destino de natureza nas montanhas,” acrescenta.

Nesta operação da Gaviota com o grupo Ávoris, “estamos a prestar uma atenção especial, pois é a primeira vez que os clientes portugueses têm este voo direto para o destino. É o terceiro voo desde o início da operação e o nível de satisfação é muito bom em relação às nossas infraestruturas turísticas, que são geridas por diferentes cadeias hoteleiras reconhecidas internacionalmente, como Meliá e Sirenis. Juntos, tentamos prestar o melhor serviço aos clientes que nos visitam”, acrescenta.

“Como se deve vender Cayo Santa María? Deve-se promovê-lo como uma exclusividade, onde se encontram as melhores praias de Cuba (toda a costa norte, a partir de Varadero até aos Cayos). Localização central, infraestrutura hoteleira, praias maravilhosas, pessoas amistosas e um serviço de qualidade, sempre com simpatia,” conclui Suárez.

A mesma pergunta fizemos a Cristina Pinto, do operador Jolidey. Segundo ela, “Cayo Santa Maria está localizado na zona central de Cuba, a parte mais autêntica do país”. A região oferece não apenas uma rica cultura cubana, mas também “excelentes praias e hotéis de alta qualidade”.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por TNEWS (@tnews.pt)

Sobre a oferta hoteleira, Cristina explica que o operador tem uma ampla variedade de opções. Desde o Paradisus Los Cayos Santa Maria, onde ficámos hospedados, até ao Meliá Buena Vista, Meliá Las Dunas e Meliá Cayo Santa Maria. Além disso, destacam-se o recém-inaugurado One Gallery, o Grand Sirenis e o Iberostar Selection Ensenachos, “oferecendo uma variedade para todos os gostos”.

Para os agentes de viagens venderem o destino, Cristina sugere que destaquem as praias “maravilhosas, com uma cor azul-turquesa que é deslumbrante”, e a rica oferta hoteleira. Ela também mencionou a proximidade com atrações culturais como Trinidad, Cienfuegos, Remedios e Santa Clara, que adicionam valor ao destino.

Finalmente, Cristina adianta que a ocupação das partidas está muito boa, com muitas já quase esgotadas. “Em algumas partidas, só restam lugares na classe executiva,” revelou.

Quisemos também saber a opinião dos agentes de viagens que participaram nesta famtrip, e as respostas são unânimes: Cayo Santa María é um destino valioso pelas suas praias. As infraestruturas hoteleiras existentes são indicadas para vários tipos de clientes.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por TNEWS (@tnews.pt)

Excursões a partir de Cayo Santa María

Em Cayo Las Brujas, encontramos a Marina Internacional Las Brujas Gaviota, com várias embarcações preparadas para excursões no mar, que podem consistir no Cruzeiro do Sol, excursões de mergulho e pesca, ou safaris.

Nesta viagem, experimentámos o Cruzeiro do Sol, uma excursão de dia inteiro. Embarcámos num catamarã moderno, com bar aberto e música durante a viagem. Há tempo para mergulhar no segundo maior recife de coral do mundo, em águas quentes e transparentes, e fazer um pouco de snorkeling. Nesta excursão, avistámos o Petroleiro San Pascual, um colossal navio encalhado perto de Cayo Francés há mais de 90 anos, e tivemos tempo de praia numa área isolada. Ao almoço, serviram-nos lagosta e almoçámos a bordo do catamarã. Há também excursões que incluem o Delfinário, localizado em Cayo Ensenachos.

Para os clientes que preferem também cultura, a opção pode ser visitar Santa Clara ou Remédios, esta última com mais de 500 anos de história, e apreciar os ofícios mais tradicionais do país: a produção de rum, açúcar ou tabaco.

Remedios, Cuba
Remedios, Cuba / Foto: Nuno Carvalho

Trinidad: Uma experiência inesquecível em Cuba

Trinidad foi o segundo destino desta viagem, sendo uma excelente opção para combinar com Cayo Santa María num pacote de férias. A apenas quatro horas de distância, o visitante pode aproveitar tanto a natureza quanto a cultura numa única viagem.

Ficámos hospedados no Meliá Trinidad Península, um hotel com 401 quartos, incluindo a área exclusiva Level para adultos da Meliá. Localizado na Praia Maria Aguilar, o hotel oferece sete bares e restaurantes e é ideal para famílias, casais, luas de mel e eventos. A praça central do hotel é um ponto de encontro vibrante.

Ficámos na categoria suite pool, um verdadeiro luxo. O Meliá Trinidad é o primeiro hotel em Cuba a produzir a sua própria eletricidade. O spa é uma atração à parte, onde apenas as massagens são pagas, com o resto dos serviços incluídos. O hotel também possui um porto náutico e impressionantes 11 piscinas.

Inaugurado em 17 de novembro do ano passado, o hotel ainda está em expansão. Com três recepções e salas de eventos, há também áreas exclusivas para os hóspedes do Level, que conta com 80 quartos. Entre os restaurantes, destacam-se o Alma, especializado em comida cubana. Os quartos Level possuem um sistema de robótica para maior conveniência dos hóspedes.

Excursão ao Parque Natural de Tope de Collantes

A excursão ao Parque Natural de Tope de Collantes, situado na Sierra del Escambray, foi um dos pontos altos da viagem. Localizado a 20 quilómetros de Trinidad, o parque é uma paisagem natural protegida.

Com uma altitude de 800 metros acima do nível do mar, a zona atinge 1.140 metros no Pico San Juan. A estrada que liga Trinidad a Tope de Collantes foi construída em 1937. O parque abriga 45% das espécies endémicas de Cuba e a maior cascata do país, o Salto de Caburní, com 64 metros. A primeira paragem é no miradouro de Tope de Collantes, onde apreciamos as vistas deslumbrantes de Trinidad e do vale. Este parque, com 110 quilómetros quadrados, é administrado pela Gaviota, que recomenda guias locais para explicar a rica natureza do local.

@vousair.pt

Fomos conhecer Topes de Collantes, um local mágico em Trinidad, Cuba, onde podes desfrutar da natureza em pleno 🍃 VouSair cuba trinidad viagem natureza fy fyp

♬ som original – Vou Sair

Após chegar ao centro de informações, partimos de camião com o nosso guia com destino à casa do café, onde conhecemos o processo de produção do café arábica e os utensílios tradicionais utilizados. Em seguida, fizemos uma caminhada de quase quatro quilómetros e duas horas que vale bem a pena, pois no percurso vimos o Salto do Rocio, uma cascata de 32 metros, e a Poça do Veado, um lugar ideal para se refrescar e tirar fotos. O trilho termina na Casa La Galega, com uma refeição.

Em Trinidad, visitámos dois hotéis notáveis. O Mystique Trinidad La Popa by Royalton, com vista para a cidade, possui 52 quartos em quatro categorias, incluindo suítes com vistas incríveis. O hotel está a apenas 300 metros da Plaza Mayor e inclui ruínas de uma antiga igreja.

O Iberostar Grand Trinidad, com 40 quartos de diferentes categorias, é um edifício do século XIX com um projeto de ampliação para o próximo ano, incluindo mais 30 quartos, piscina e spa. Este hotel é adequado tanto para famílias quanto para adultos, com uma capacidade máxima de três pessoas por quarto.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por TNEWS (@tnews.pt)

Visita à Cidade de Trinidad

Explorar a cidade de Trinidad foi uma verdadeira viagem no tempo. Fundada em 1514 por Diego Velázquez, a cidade celebra 510 anos de história. Com ruas empedradas e uma arquitetura colonial bem preservada, Trinidad é um museu a céu aberto. A Plaza Mayor, o coração histórico da cidade, é cercada por museus e edifícios históricos. A cidade possui muitas igrejas, como a Igreja Santíssima Trinidad e o antigo Convento São Francisco, com a sua icónica torre amarela.

Rua de Trinidad, em Cuba / Foto: Nuno Carvalho

As ruas de Trinidad, muitas ainda empedradas, possuem dois nomes: o antigo e o atual, refletindo a rica história da cidade. Durante a nossa visita, percebemos uma revitalização dos edifícios, que agora abrigam serviços modernos, cafés e lojas, mantendo a traça original do século XIX.
Para finalizar a visita, parámos no bar La Canchánchara, onde provámos a bebida típica feita de mel, rum e aguardente, encerrando a nossa viagem com um sabor autêntico de Cuba.

A famtrip da Jolidey a Cayo Santa María e a Trinidad

*Viajou a convite do Grupo Ávoris

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img