Terça-feira, Fevereiro 27, 2024
Terça-feira, Fevereiro 27, 2024

SIGA-NOS:

Reveladas as PME de turismo que receberão 520 mil euros do projeto europeu TOURBIT com apoio do NEST


O Programa de Aceleração Digital europeu TOURBIT apoiado pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo, ao longo de 10 meses, acompanhou 62 Pequenas e Médias Empresas (PME) do setor do turismo a atuar na transformação digital. A chamada para propostas no início deste ano
reuniu mais de 230 inscrições e as PME eleitas vão receber um subsídio de até 9 mil euros. Entre elas, nove PME portuguesas foram escolhidas como beneficiárias recebendo, no seu total, 72 mil euros.

Após um rigoroso processo de avaliação conduzido por avaliadores internos e externos, o NEST, em parceria com o TOURBIT, anunciou os nomes das 62 PME do turismo que irão beneficiar do Programa de Aceleração Digital. De Portugal, as empresas vencedoras atuam, essencialmente, no alojamento (Casa da Avó Genoveva, Casa Velha – Turismo Rural, Casa dos Vales e Landescape – Garden Studios), animação (Azores Boat Adventures, Futurismo Azores Adventures, Travel 4 Experiences by TDO e Turaventur) e mobilidade (Car2U).

Roberto Antunes, diretor executivo do NEST, assinala que “a consistência da inovação, sempre com a digitalização no seu pressuposto, vão assegurar a estas nove PME nacionais uma maior sustentabilidade da sua operação pois, sem dúvida, a digitalização abre novos horizontes e experiências, mas não podemos ignorar que também apresenta desafios significativos para as empresas atuar no turismo, tal como acontece noutros múltiplos setores. É o propósito do NEST, bem como do TOURBIT, apoiar as PME no infinito número de oportunidades que a transição digital oferece, quer no desenvolvimento de produtos e serviços, otimização de processos, acesso a mercados inexplorados e aprimoramento da experiência do cliente.”

Financiado em 75% pelo programa COSME da União Europeia, o projeto TOURBIT foi lançado em janeiro de 2022 com o objetivo de impulsionar a adoção da digitalização e inovação, promovendo a
transformação digital do setor do turismo europeu até junho de 2024. No início de junho de 2023 foi realizado o “TOURBIT Virtual Transnational Matchathon” (TVTM 23), um evento que reuniu mais de 180 participantes e 60 reuniões bilaterais entre PME do setor do turismo e mentores do programa.

Para o outono, está prevista a realização do “Go Digital Skill Programme”, uma série de formações
gratuitas através de webinars, e o “Tourism Startup-Scouting Service”, que se concentrará na conexão entre as PME do turismo e o ecossistema, com a divulgação de 40 perfis de startups no Tourbizz e a realização das Innovation & Start-up talks.

Recorde-se que o consórcio TOURBIT é formado por 8 parceiros do setor do turismo europeu: a Agência Catalã de Turismo, líder do projeto, a Câmara de Comércio de Barcelona, Paris & Co, ARCTUR, o cluster hospitality.brussels hospedado pela hub.brussels, o Cluster de Turismo da Islândia, a Universidade de Ciências Aplicadas de Lapónia da Finlândia e o NEST – Centro de Inovação em Turismo, de Portugal.

Fortemente envolvido no projeto, o NEST “aprofunda a sua missão de promover a inovação e a adoção de tecnologia na cadeia de valor do setor, apoiando o desenvolvimento de novas ideias empresariais, a experimentação de projetos e a capacitação de empresários na transição para a economia digital”.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img