O grupo MS Hotels deu início esta quinta-feira, dia 30, às obras recuperação da ala sul do Mosteiro de Arouca, onde nascerá uma unidade de cinco estrelas com 56 quantos. O projeto integra-se na concessão atribuída por 50 anos à sociedade Mesquita de Sousa Hotels & Resorts, Lda., na sequência de um concurso público lançado ao abrigo do Programa Revive.
O concessionário e a Câmara Municipal de Arouca assinalaram o momento com uma cerimónia presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e que contou com a presença, entre outros, de representantes dos vários organismos envolvidos no programa Revive.
O unidade contará ainda com um spa, piscina interior e exterior e corte de padel, restaurante, num investimento global na ordem dos 5,9M€.
O Mosteiro de Arouca, fundado no século XII pela Ordem de Cister, localiza-se no centro da Vila de Arouca e está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
“A concessão da ala sul do Mosteiro de Arouca, que se encontrava sem utilização, e o início da obra de conversão deste espaço numa unidade hoteleira com várias componentes de lazer, representam o início de uma nova vida deste imóvel e da vila de Arouca, permitindo não só a reabilitação deste importante património, mas também a sua valorização e devolução à comunidade, contribuindo ainda para o reforço de atratividade da região”, refere o comunicado do Ministéro da Economia.
O Revive é uma iniciativa dos Ministérios da Economia, da Cultura e das Finanças, que conta com a colaboração das autarquias locais e a coordenação do Turismo de Portugal, e pretende recuperar e valorizar património público devoluto e reforçar a atratividade dos destinos regionais.
O programa integra atualmente 51 imóveis, 23 dos quais em territórios de baixa densidade.
Até à data foi adjudicada a concessão de 19 imóveis, representando mais de 144 milhões de euros de investimento privado na recuperação de património público e rendas anuais na ordem dos 2,4 milhões de euros.