A Ria de Muros y Noia, região localizada na costa oeste da Galiza, esteve em Lisboa esta quarta-feira para promover, pela primeira vez, o destino no mercado português. “Esta é a primeira aposta internacional da Ria de Muros y Noia no exterior, uma vez que ainda não tínhamos promovido esta região noutro país. Decidimos começar em Portugal porque é um destino emissor fundamental para nós”, afirmou Fernando Valmaseda, diretor do grupo RV Edipress.
A Ria de Muros y Noia fica localizada na província de A Coruña, na Galiza, tem cerca de 400km2 e é composta por cinco conselhos. “É uma região muito diversa, dominada pela natureza, pelo mar, pelas tradições – folclore, música, cultura e património – e pela gastronomia”, explicou o responsável. “Muitos dos produtos que se degustam à mesa, têm de ser extraídos do mar e isso converteu-se numa atração turística, que remonta à história desta região”, acrescentou.
Os frutos do mar, como as ostras e o berbigão, são especialidades locais. Segundo Sebastian Valverde, gerente Xeodestino da Ria de Muros y Noia, a pesca no destino não é industrializada, sendo que a pesca artesanal de ostras é realizada principalmente através da marisqueira, uma embarcação típica da região. Os marisqueiros, pescadores especializados na captura de ostras, utilizam técnicas tradicionais para recolherem as ostras da ria. A pesca artesanal de berbigão, um molusco bivalve apreciado na culinária local, também é uma atividade importante na região, realizada de forma sustentável, respeitando as regulamentações ambientais e garantindo a preservação dos recursos naturais da ria.
“A Ria de Muros y Noia tem tanto património cultural, património natural, e património gastronómico que se converteu num destino que se pode visitar em casal, em família – com crianças e pessoas séniores – ou com amigos”, frisou Valmaseda. “Temos consciência de que tem de haver um turismo para todos”, acrescentou. De acordo com o responsável, também é um destino popular para a prática de desportos, como surf, pesca e trekking, além de oferecer oportunidades para observação de aves e outras atividades de ecoturismo.
Em 2017, o turismo na Ria de Muros y Noia era muito sazonal, segundo Sebastian Valverde, mas o número de visitantes “disparou” durante a pandemia. “Em 2020, foi a primeira vez que o destino teve uma temporada alta, entre 1 de junho e 31 de agosto. Em 2021, voltou a repetir-se o mesmo, e entre abril e outubro tivemos 70% de ocupação hoteleira”, afirmou.
Os principais mercados emissores de visitantes para a Ria de Muros y Noia são nacionais, com a maioria dos turistas provenientes do País Basco, Catalunha e Madrid. Além disso, os mercados internacionais, especialmente o alemão e o holandês, também são importantes para a região.
Anteriormente, a oferta hoteleira no destino estava principalmente voltada para o turismo de sol e praia, mas nos últimos anos surgiu um novo conceito: cabanas nas árvores. São projetadas de forma sustentável, respeitando o ambiente natural e oferecem vistas panorâmicas da ria e da paisagem circundante. Segundo Sebastian Valverde, é uma opção de alojamento popular para os amantes da natureza. “Este tipo de alojamento não tem temporada alta, tem 100% de ocupação durante todo o ano”, revela Valverde.