A ANA – Aeroportos de Portugal – VINCI Airports, a Ryanair, o Turismo da Madeira e o Turismo de Portugal anunciaram esta terça-feira, dia 23 de novembro, a abertura da nova base da Ryanair na Madeira, Funchal.
O anúncio foi feito numa conferência de imprensa conjunta no aeroporto da Madeira, com a presença de Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, de Miguel Albuquerque, Presidente do Governo Regional da Madeira, de Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos de Portugal| VINCI Airports e de Eddie Wilson, CEO da Ryanair.
Esta é a quarta base da companhia em Portugal, onde já opera três bases: Lisboa, Porto e Faro. Nestes dois últimos destinos, a Ryanair é a companhia número um. Para a Madeira, terá 40 novas frequências semanais, 10 rotas das quais 5 irão conectar diretamente a novos destinos. “Esta nova conectividade irá contribuir para a diversificação de mercados emissores e aumentará a resiliência das variações de mercado, fatores críticos para o turismo na Madeira”, lê-se no comunicado de imprensa da ANA.
Os aeroportos da Madeira têm apresentado nos últimos meses uma recuperação acima dos valores da rede aeroportos ANA. No verão de 2021, o número de passageiros no aeroporto da Madeira alcançou 67% do tráfego no período homólogo de 2019.
Thierry Ligonnière, CEO da ANA|VINCI Airports, declarou que: “O anúncio da base da Ryanair na Madeira para o verão de 2022 é uma excelente notícia para a Região Autónoma da Madeira. Esta base é o resultado de um trabalho de parceria com a Ryanair, com a Associação de Promoção Turística da Madeira e com o Turismo de Portugal. Para além de reforçar a parceria global existente entre a VINCI Airports e a Ryanair, esta base permitirá, pela abertura de 5 novos destinos rotas em 2022, um significativo aumento da conectividade aérea da Madeira, potenciando a diversificação de mercados turísticos, tão importante para a recuperação e para o crescimento do turismo na região. Este é mais um exemplo do forte compromisso da VINCI/ANA em promover o desenvolvimento económico e sustentável das regiões. A par com o desenvolvimento de rotas, continuamos empenhados em implementar iniciativas ambientais que concretizam o compromisso com a descarbonização do setor, promovendo uma mobilidade positiva. “
O Secretário Regional de Turismo e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira, Eduardo Jesus, referiu: “O reforço da acessibilidade aérea à Região Autónoma da Madeira é sempre uma boa notícia. Passamos a contar com mais oferta de lugares para novas ligações internacionais e para reforço de outras existentes. Este incremento responde às necessidades da população residente e aos propósitos do próprio destino turístico”.