Quarta-feira, Agosto 17, 2022
Quarta-feira, Agosto 17, 2022

SIGA-NOS:

SET estima crescimento de 30% do turismo em 2021

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, conta que o setor em 2021 consiga crescer 30% em relação ao ano passado, e que em 2023 alcance os níveis de faturação anteriores à pandemia de covid-19.

“Temos razões para ter expetativas de crescer [este ano] 30% acima do ano passado”, disse Rita Marques, antes do início da Feira Internacional do Turismo de Madrid (FITUR), evento no qual está a participar, juntamente com o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, até esta quinta-feira, dia 20.

A continuação da abertura de mais mercados emissores de turistas e a oferta proporcionada pelos empresários nacionais são fatores essenciais para que essas metas sejam alcançadas, considerou.

Rita Marques afirmou que Portugal está na frente na abertura do setor, mas que se trata de uma “vantagem temporária” que irá terminar assim que a situação epidemiológica atingir a estabilidade nos mercados concorrentes de Portugal, como o espanhol, grego ou turco.

“Temos de continuar a mostrar que somos um destino competitivo”, sublinhou a responsável pelo setor do turismo.

Lisboa estima que em 2020 houve uma quebra de 60% no setor turístico, que recebeu durante a pandemia ajudas de cerca de 2,6 mil milhões de euros, sem contar com os apoios aos contratos de trabalho.

Rita Marques também valorizou a presença de Portugal na FITUR, uma das maiores feiras mundiais do setor e um certame que tem lugar em Espanha, que é um dos maiores mercados emissores de turistas que visitam o país.

A Feira Internacional do Turismo de Madrid (FITUR) deverá receber 100.000 visitantes de 60 países a partir de quarta-feira e até domingo, de 19 a 23 de maio, anunciaram os organizadores.

Apesar da redução do número de visitantes em relação a anos anteriores, esta será a primeira grande feira mundial a ser realizada presencialmente, uma vez que a pandemia está mais controlada, e marcará o ponto de viragem para relançar o turismo de uma forma segura, defende a organização.

“As previsões de participação são de cerca de 50.000 profissionais nacionais e internacionais, de quarta-feira a sexta-feira, enquanto outras 50.000 pessoas deverão estar presentes quando o evento abrir ao público no fim-de-semana”, anunciou a Fitur.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img