O setor de viagens e turismo da Arábia Saudita está a ultrapassar todos os recordes anteriores, de acordo a Pesquisa de Impacto Económico (EIR) 2024 do World Travel & Tourism Council (WTTC). Os dados revelaram que o setor de viagens e turismo da Arábia Saudita prepara-se para um ano recorde, com novos recordes na contribuição para o PIB, emprego no setor e gastos dos visitantes.
No ano passado, o setor cresceu mais de 32%, contribuindo com um valor recorde de 444,3 mil milhões de SAR para o PIB da Arábia Saudita, o que representa 11,5% de toda a economia. Este valor excedeu o recorde anterior em quase 30% e sublinha o novo papel fundamental do setor no quadro económico do país.
Os postos de trabalho apoiados pelo setor aumentaram em 436 000, atingindo mais de 2,5 milhões, o que representa quase um em cada cinco postos de trabalho no país.
Embora os empregos perdidos durante a pandemia tenham sido totalmente recuperados em 2022, o recente anúncio mostra que o emprego no setor das viagens e turismo aumentou quase 24% desde o pico anterior.
As despesas dos visitantes internacionais aumentaram quase 57%, atingindo SAR 227,4 mil milhões, batendo o anterior recorde de SAR 93,6 mil milhões, enquanto as despesas dos visitantes nacionais cresceram 21,5%, atingindo SAR 142,5 mil milhões.
Sete anos antes do seu objetivo, a Arábia Saudita recebeu 100 milhões de turistas em 2023. Atualmente, o país está a atingir valores ainda maiores e estabeleceu um objetivo mais ambicioso de atrair 150 milhões de turistas até 2030.
“As extraordinárias conquistas do setor de viagens e turismo da Arábia Saudita no ano passado marcam um momento crucial na sua jornada para se tornar um líder global em turismo”, afirmou Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.
Para este ano, prevê-se que as viagens e turismo continuem a crescer a um ritmo acelerado em 2024, com a contribuição do PIB a atingir os 498 mil milhões de SAR, enquanto o número de postos de trabalho aumentará em mais de 158.000, atingindo quase 2,7 milhões.
Além disso, espera-se que as despesas dos visitantes internacionais atinjam os 256 mil milhões de SAR, quase o dobro do anterior máximo, e que as despesas dos visitantes nacionais atinjam os 155,2 mil milhões de SAR
Por último, o WTTC prevê que o setor aumente a sua contribuição anual para o PIB para uns impressionantes 836,1 mil milhões de SAR até 2034, quase 16% da economia da Arábia Saudita, e empregue mais de 3,6 milhões de pessoas em todo o país, com uma em cada cinco pessoas a trabalhar no setor.