Sábado, Março 22, 2025
Sábado, Março 22, 2025

SIGA-NOS:

SmartRental quer gerir mais de 300 unidades em Portugal, mas sempre ciente do problema da habitação

O Grupo SmartRental conta atualmente com cinco novas aberturas confirmadas este ano em território português, conforme revelou Carlos Escoda, CEO do grupo, em entrevista ao TNews. O responsável admitiu que o objetivo até 2027 é gerir mais de 300 unidades em Portugal, consolidando, assim, a sua presença no mercado português. Contudo, acrescentou, “estamos conscientes de que o acesso à habitação é um desafio crescente para os jovens em Portugal”.

Além de Lisboa e Porto, a SmartRental está a avaliar a possibilidade de entrar noutros destinos estratégicos, nomeadamente Algarve, Peniche e Matosinhos, bem como em cidades com uma “forte reputação universitária”. Atualmente presente em Portugal, Espanha e Hungria, o grupo planeia começar a operar brevemente novos projetos no Reino Unido, na Grécia e em Itália.

De que se trata o Grupo SmartRental?

O Grupo SmartRental é um operador líder em gestão e exploração de imóveis nos setores do turismo, residencial, gastronomia e hotelaria. Com mais de dez anos experiência, operamos ativos que abrangem, no setor do turismo, apartamentos de serviços, hotéis e hostels e, no setor residencial, operamos colivings, flex living e senior living e PSBA (Studen Housing). No caso, somos um dos maiores operadores espanhóis de coliving e senior living.

Estamos localizados em cidades estratégicas da Europa, sempre com uma componente mais lifestyle, oferecendo uma boa relação qualidade/preço.

A nossa missão é transformar a experiência de alojamento com soluções inovadoras e personalizadas, adaptadas às necessidades dos viajantes, profissionais, nómadas digitais e residentes. A nossa filosofia é oferecer um alojamento adaptado ao estilo de vida dos nossos hóspedes, quer viajem em lazer ou para viver. Apostamos na excelência operacional, no design funcional, na tecnologia, na sustentabilidade e na criação de espaços únicos que combinam conforto e estilo.

Com o passar dos anos, conseguimos consolidar a nossa posição na Europa com as marcas Short Stay Akeah (para hotéis), Malacuna (para hostels) e Smartr Stay e Smartrental Collection (para apartamentos de serviço).

“A nossa proposta diferenciadora baseia-se na oferta de soluções personalizadas para cada tipo de cliente, tanto para estadias curtas como médias, garantindo que cada hóspede encontra o alojamento que melhor se adapta às suas necessidades”

Estão presentes em quantos países? Contam atualmente com quantos hotéis/projetos?

Estamos presentes em Espanha, Portugal e Hungria, com aberturas iminentes no Reino Unido, Grécia e Itália. Além disso, estamos numa fase avançada de análise de vários projetos nos Países Baixos, Alemanha e França, que esperamos que se concretizem no decurso de 2025. No total, as nossas marcas gerem mais de cinco mil quartos, e temos como objetivo duplicar esse número nos próximos anos.

Depois de nos consolidarmos em Espanha, com presença nas nove principais cidades e várias marcas, estamos agora concentrados em replicar este modelo no resto da Europa.

Porquê a entrada em Portugal? Quais são os vossos planos em território português?

Portugal é um mercado que nos atrai particularmente devido à sua proximidade, cultura e estilo de vida, que são muito semelhantes aos de Espanha, bem como as questões sociais e económicas.

Em Lisboa, estamos a desenvolver o nosso emblemático Smartrental Collection Lisboa, localizado no coração da cidade, cuja abertura está prevista para o quarto trimestre de 2025. No Porto, já temos vários ativos em funcionamento, incluindo o Akeah Porto Secret Garden Hotel, uma joia arquitetónica que abrirá em 2026, bem como o Smartr Porto Bonfim, o Smartr Porto Gaia e o Smartr Porto Reis de Gaia.

Além disso, nas próximas semanas, assinaremos o primeiro Malacuna, a nossa marca de hostels transgressivos, numa nova cidade. Estamos também em negociações avançadas para adicionar três novos ativos da marca Akeah no Porto, que esperamos anunciar nos próximos dias.

Por outro lado, estamos conscientes de que o acesso à habitação é um desafio crescente para os jovens em Portugal, como em muitos outros países. Estamos, por isso, à procura de estabelecimentos que nos permitam introduzir a Live It, a nossa marca de coliving, e a Lemonade Fresh Living, vocacionada para o mercado de habitação para estudantes.

Quantos projetos têm neste momento em Portugal?

Atualmente, operamos o Smartr Porto Bonfim e temos cinco novas aberturas confirmadas este ano sob as marcas Akeah, Smartr e SmartRental Collection e Malacuna. Além disso, temos quatro projetos em desenvolvimento, que em breve serão adicionados ao nosso portfólio em Portugal.

O nosso plano de expansão continua a avançar e, até 2027, planeamos gerir mais de 300 unidades no país, consolidando a nossa presença no mercado português.

“Por outro lado, estamos conscientes de que o acesso à habitação é um desafio crescente para os jovens em Portugal, como em muitos outros países”

De que forma os vossos hotéis se destacam da concorrência?

A nossa proposta diferenciadora baseia-se na oferta de soluções personalizadas para cada tipo de cliente, tanto para estadias curtas como médias, garantindo que cada hóspede encontra o alojamento que melhor se adapta às suas necessidades e expectativas de ‘value for money‘.

A nossa missão é diversificar e democratizar o turismo em mercados estratégicos, aliando qualidade e acessibilidade para todos. Apostamos numa oferta de alojamento que abrange tanto o segmento de férias como o residencial, privilegiando uma experiência dentro do estabelecimento que realmente faça a diferença. A comunidade, as atividades que organizamos e o simpático serviço das nossas equipas permitem-nos atingir elevados níveis de satisfação.

Além disso, distinguimo-nos pela utilização avançada de tecnologia e pela capacidade de compreender o que os nossos clientes procuram em cada momento. Por isso, criámos marcas diferenciadoras que respondem a diferentes expectativas e estilos de viagem.

Quais foram os principais desafios que enfrentaram ao estabelecerem-se em Portugal?

Um dos principais desafios tem sido encontrar ativos que satisfaçam os critérios-chave que procuramos nas localizações estratégicas que estamos interessados. Portugal é um destino muito atrativo e em crescimento, tanto no setor de lazer, como no residencial. Além disso, encontramos muitas semelhanças com algumas cidades espanholas, o que reforça a nossa estratégia de expansão.

O desenvolvimento dos principais destinos portugueses, o aumento das ligações aéreas e o bom funcionamento dos seus aeroportos proporcionam-nos as bases necessárias para consolidar a nossa presença no país.

Qual foi o investimento feito em território português?

Nós só gerimos a operação dos ativos. A capital para a sua aquisição provém de investidores, family offices ou fundos.

Há planos para expandir noutras cidades ou regiões portuguesas, além de Lisboa e Porto?

Estamos a avaliar outros destinos estratégicos, como o Algarve, conhecido pela sua atração turística, para expandir a nossa divisão hoteleira. Estamos também a considerar localizações como Peniche e Matosinhos, bem como cidades com uma forte reputação universitária, que são ideais para o desenvolvimento de alojamento para estudantes.

“O nosso objetivo é consolidar as nossas marcas em Portugal, estabelecendo-o como um hub estratégico para a empresa”

Qual é o público-alvo que pretendem atrair?

O nosso público-alvo é vasto e diversificado, desde jovens que viajam com amigos a casais preocupados com a localização, viajantes seniores e famílias. Com serviços adicionais, como cozinha e lavandaria, os nossos hóspedes gozam de maior liberdade, especialmente os que viajam em família.

A nossa maior força é a versatilidade: oferecemos alojamentos concebidos para responder a diferentes necessidades, garantindo conforto, funcionalidade e uma experiência adaptada a cada perfil de viajante. Esta diversidade permite-nos chegar a um largo público, razão pela qual temos várias marcas, cada uma adaptada às expectativas e momentos de vida dos nossos hóspedes.

Quais são as expectativas de crescimento em Portugal?

O nosso objetivo é consolidar as nossas marcas em Portugal, estabelecendo-o como um hub estratégico para a empresa. Entendemos que o crescimento neste mercado deve estar totalmente alinhado com a estratégia global da empresa, reforçando o peso da divisão portuguesa. Ambicionamos que Portugal se torne uma referência, onde somos reconhecidos e valorizados, quer na esfera do investimento, quer junto dos nossos clientes.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img