Quinta-feira, Novembro 13, 2025
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Sobretaxa da bagagem de mão gerou mais 72% de reclamações no Portal da Queixa

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A associação europeia de companhias de aviação Airlines for Europe (A4E) anunciou que foi implementada uma norma que uniformiza a dimensão da bagagem de mão gratuita colocada debaixo do assento da frente, estabelecendo um limite de 40 × 30 × 15 cm. Antes desta nova norma, centenas de reclamações foram feitas no Portal da Queixa.

Em comunicado, o Portal da Queixa informa que este aumento de mais 72% de queixas foi em comparação com o período homólogo de 2024, com os meses de fevereiro e março de 2025 a registarem os maiores picos de ocorrência. Segundo os dados analisados, entre janeiro de 2024 até junho de 2025, as operadoras que recolheram mais reclamações dos passageiros referentes a sobretaxas nas malas de cabine foram a Ryanair com 29,85%, easyJet com 21,64% e a TAP com 8,21%.

Mário Silva foi um dos consumidores que partilhou, no Portal da Queixa, a má experiência e a insatisfação com a Ryanair: “Esta companhia faz low cost mas faz extorsão para pagamento de malas não sendo explícito nas suas dimensões, medi a mala antes de fazer viagem e cumpria todas as medidas, no entanto a companhia diz que as rodas também contam e em nenhum lado está explícito isso no bilhete. Paguei mais 70€”.

Segundo A4E, a medida de uniformização deverá estar totalmente aplicada pelas companhias aéreas até ao final da época de verão de 2025, sendo que por enquanto estão fixadas em 40 x 30 x 15 cm.

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