O governo da Suécia anunciou que vai eliminar o imposto ecológico para viagens de avião a partir de 1 de julho de 2025, tendo como objetivo impulsionar o transporte aéreo e melhorar a acessibilidade no país.
A eliminação da taxa aérea resulta de um acordo do governo conservador da Suécia, liderado por Ulf Kristersson. “Se queremos que haja boas ligações aéreas e que a Suécia seja um centro internacional, não devemos renunciar às vantagens que a Suécia pode ter. Isto está em linha com a nossa política climática a longo prazo”, afirmou em conferência de imprensa.
O imposto em questão foi introduzido pelo anterior governo de esquerda em 2018. Esta medida consiste no aumento do preço do bilhete em função da distância percorrida, desde 76 coroas suecas (6,7 euros) para viagens na Europa a, a título de exemplo, 504 coroas (44 euros) para países como a Tailândia, indica a Lusa.
A taxa para viagens de avião contribuiu com cerca de 1.800 milhões de coroas (159 milhões de euros) de receitas anuais para o Estado.