O governo da Tailândia planeia lançar uma iniciativa inédita de voos domésticos gratuitos com o objetivo de atrair pelo menos 200 mil turistas estrangeiros até ao final de 2025. O projeto, apelidado de “Buy International, Free Thailand Domestic Flights”, será financiado com um orçamento de 700 milhões de baht (aproximadamente 18,6 milhões de euros), segundo anunciou o Ministro do Turismo e Desporto, Sorawong Thienthong.
A proposta será apresentada ao Gabinete do Governo na próxima semana e, se aprovado, será gerida pela Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT). O programa visa incentivar os visitantes internacionais a explorar destinos fora das cidades mais turísticas do país, com foco em locais classificados como património mundial pela UNESCO, pontos turísticos populares e outras cidades estratégicas para o turismo.
O plano envolve a colaboração de seis companhias aéreas domésticas — Thai AirAsia, Bangkok Airways, Nok Air, Thai Airways, Thai Lion Air e Thai VietJet — e contempla voos com bilhetes subsidiados.Os turistas internacionais que adquirirem bilhetes de ida e volta para a Tailândia através dos sites das companhias aéreas ou de agências de viagens online terão direito a voos domésticos gratuitos. Cada viajante poderá usufruir de dois bilhetes de ida e volta para destinos selecionados no país, com um limite de 20 kg de bagagem despachada.
A iniciativa está prevista para arrancar em setembro e prolongar-se até novembro de 2025, coincidindo com a temporada alta de turismo no país e com o objetivo de impulsionar a economia tailandesa através do setor turístico.






