Sexta-feira, Abril 18, 2025
Sexta-feira, Abril 18, 2025

SIGA-NOS:

Talent Connect: António Marto destaca importância da conexão no setor do turismo

António Marto, presidente do Fórum Turismo, deu início à primeira edição da conferência Talent Connect, organizada pela Bolsa de Empregabilidade. No seu discurso, António Marto destacou a relevância do evento para a criação de conexões no setor e a importância dos profissionais de recursos humanos.

“É um enorme gosto partilhar esta tarde. Esperamos que seja muito inspirador e que vos dê um pouco mais de algumas ferramentas para aquilo que vocês precisam do vosso dia-a-dia,” começou Marto, sublinhando a complexidade do papel dos profissionais de recursos humanos, que precisam inspirar e liderar, muitas vezes sem o reconhecimento devido em comparação a outras áreas, como a financeira.

O presidente fez questão de valorizar o trabalho dos presentes, chamando-os de “heróis do sucesso do setor do turismo”, e agradeceu aos oradores, parceiros e patrocinadores que se juntaram a nós nesta primeira edição do Talent Connect,” afirmou, ressaltando o orgulho que sente por estar na abertura do evento.

António Marto relembrou o surgimento da Bolsa de Empregabilidade em 2016, num momento de crescimento acentuado no setor de turismo, destacando que “nenhuma das empresas pode crescer se não tiver uma grande componente da força de trabalho.” Desde então, a bolsa já conectou mais de 32 mil pessoas a oportunidades no setor. “32 mil pessoas já passaram por os eventos da bolsa de empregabilidade que acontecem de norte a sul do país.”

Com recurso aos dados, António Marto relatou que a última edição da bolsa, realizada em 2024, reuniu mais de 10.391 participantes, dos quais 3.644 eram estudantes. O responsável observou que “62% estão na fase ou estão no estado de desemprego” e que “18% em estado de emprego à procura de novas oportunidades.” Notou ainda que 57% dos visitantes eram estrangeiros, refletindo a crescente procura por profissionais no setor em Portugal.

António Marto enfatizou a diversidade de interesses dos participantes, com foco nas áreas de hotelaria, restauração e marketing, e assegurou que a equipa da Bolsa de Empregabilidade trabalha arduamente para preparar os candidatos para as necessidades específicas das empresas.

Concluindo o seu discurso, António Marto anunciou que, em 2025, a Bolsa de Empregabilidade continuará a ser organizada em várias localidades, incluindo Lisboa, Porto, Algarve, Centro e Alentejo, sempre com um olhar atento às particularidades de cada região. “Estamos a preparar as bolsas de empregabilidade, mais uma vez, com algumas particularidades. Iremos estar nos sítios onde estamos habitualmente, mas, paralelamente a isso, iremos tentar ter um olhar mais pormenorizado.”

“Estamos aqui para fazer a conexão entre vocês e os talentos que desejam trabalhar no setor do turismo. Este é um trabalho em constante evolução e estamos dedicados a melhorá-lo a cada dia,” finalizou António Marto, deixando uma mensagem de esperança e colaboração para o futuro do turismo em Portugal.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img