A Bensaude Hotels Collection anunciou que o tanque termal do Parque Terra Nostra vai iniciar obras de valorização a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro. A previsão de reabertura é no início de 2025.
Em comunicado, a Bensaude Hotels Collection afirmou que as obras de valorização do tanque termal do Parque Terra Nostra têm como objetivo “oferecer um novo enquadramento paisagístico e modernizar o sistema de manutenção”.
O projeto, que é da autoria do arquiteto Luís Paulo Faria Ribeiro, vai incluir a recuperação e manutenção de vários equipamentos de apoio existentes e a introdução de novos, visando “evidenciar as zonas mais nobres daquela envolvente”.
“A estratégia de intervenção que se propõe está fortemente alicerçada no valor patrimonial do Parque Terra Nostra, nas suas dimensões paisagística, botânica, ambiental e turística. Assume especial importância neste processo o facto do Tanque e da sua envolvente constituírem a zona onde o parque teve origem, a mais antiga que é, simultaneamente a área de maior afluência e utilização atual para recreio e lazer”, refere o arquiteto Luís Paulo Faria Ribeiro.
Projetada há mais de um ano, a intervenção permitirá também modernizar o sistema de manutenção do tanque termal, nomeadamente por recirculação forçada de todo o volume de água termal em sistemas de ultravioletas. Desta forma, pretende-se promover uma gestão “mais eficiente e sustentável”, sem alterar a idiossincrasia destas águas.
Apesar das obras de valorização, o Parque Terra Nostra continua em “permanente” funcionamento.
Relembre-se de que, em junho, a Bensaude Hotels Collection investiu 6,6 milhões de euros em novas infraestruturas e imagem do Parque Terra Nostra, visando reforçar o posicionamento do jardim botânico num patamar de referência mundial.