Terça-feira, Maio 21, 2024
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TAP e The Art of Tasting lançam Local Stars, projeto que valoriza a gastronomia nacional

O The Art of Tasting Portugal (TAOTP), plataforma que visa promover a gastronomia nacional através do mapeamento gastronómico de Portugal, uniu-se à TAP Air Portugal para criar o projeto “Local Stars”, cujo objetivo passa pela valorização do país através da gastronomia, bem como das regiões através dos seus produtos emblemáticos.

Esta parceria, anunciada esta sexta-feira na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), e que contou com o apoio criativo da agência Bar Ogilvy, concretiza-se nos próximos dois anos nas refeições da classe executiva de todos os voos de longo curso.

Resultado da partilha de valores relativos à promoção da portugalidade e do país, das regiões e dos seus produtos através da gastronomia, esta iniciativa materializa o conceito do TAOTP com o mapeamento do território, através de produtos emblemáticos de cada região, com atenção à sua sazonalidade, e destaca igualmente este território e as suas características.

Segundo comunicado de imprensa, o projeto promove, a partir de março deste ano, uma região e respetivos produtos, trabalhados por um chef português, resultando num menu que engloba entrada, prato principal e sobremesa. A cada dois meses, durante 2023 e 2024, o menu, respetivo produto em destaque e região são alterados de forma a percorrer todo o território nacional e a respeitar ao máximo a sazonalidade dos ingredientes.

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A iniciativa conta com reconhecidos chefs nacionais que, de dois em dois meses, destacam uma região e um produto desse mesmo local. Assim, em março e abril inicia esta viagem em Lisboa, com a garoupa enquanto produto-estrela, trabalhada pelo chef Henrique Sá Pessoa. Nos dois meses seguintes, em maio e junho, cabe ao chef açoriano Cláudio Pontes fazer brilhar o Queijo São Jorge, produzido exclusivamente em São Jorge, no arquipélago dos Açores, a região em destaque neste menu. Julho e agosto terão o polvo como produto estrela num menu a cargo da chef Noélia Jerónimo, que promove a região do Algarve. Os chefs Júlio Pereira, Diogo Rocha, Óscar Geadas são os nomes que completam a lista de participantes neste primeiro ano do projeto.

Além das refeições a bordo, serão difundidos conteúdos de vídeo alusivos a esta parceria nos ecrãs destes aviões de longo curso, em todas as classes (executiva e económica): a chegada ao território com imagens características da região, a escolha de um produto da estação, o destaque ao seu produtor, e a receita de um chef a trabalhar este mesmo produto na confecção do menu que será servido a bordo. Os passageiros poderão igualmente adquirir a experiência criada para o efeito com o chef autor do menu a bordo no website do TAOTP e nos canais digitais Miles&Go e Portugal Stopover da TAP.

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