A TAP transportou em 2023 um total de 15,9 milhões de passageiros, mais 2,1 milhões do que no ano anterior, o que equivale a um crescimento de 15,2%.
Em comunicado, a companhia aérea refere que o load factor (taxa de ocupação) dos voos foi de 80,8%, correspondendo a uma melhoria de 0,7 pontos percentuais (p.p.) face a 2019, último período pré-pandemia, e mais 0,8 p.p. que em 2022.
Já o Revenue Passenger Kilometer (RPK), um indicador de produtividade da aviação, foi 16% superior ao de 2022 e com um crescimento de 1,4% face a 2019.
A TAP destaca, ainda, o desempenho no conjunto das rotas de longo curso com um total de 4,6 milhões de passageiros transportados, mais 15,1% do que em 2022, o que representa um aumento de 9,8% face a 2019.
Nas rotas dos Estados Unidos e Canadá, a TAP transportou 1,46 milhões de passageiros, mais 18,4% que em 2022 e mais 39,5& do que em 2019. Por sua vez, nas rotas do Brasil, o total de passageiros transportados ascendeu a mais de 1,9 milhões, um crescimento de 20,3% face a 2022 e de 8,4% relativamente a 2019.
Nas rotas das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, a TAP transportou 1,5 milhões de passageiros no ano passado, mais 13,2% que em 2022 e mais 5,7% face a 2019.
“Todos os segmentos de rede da TAP registaram crescimentos face a 2022. No entanto, em comparação com 2019, o último ano completo antes da pandemia, a companhia aérea ainda não recuperou totalmente o mesmo nível de tráfego nas rotas de Portugal continental, Europa e África, o que implica que a TAP, em números totais, tenha ficado, em 2023, 7% abaixo do número total de passageiros transportados em 2019, antes da pandemia”, refere a TAP em comunicado.
Recorde-se que, atualmente, a TAP opera com menos aviões e dispõe de menos slots no aeroporto de Lisboa face a 2019, devido às imposições do Plano de Reestruturação definido pela Comissão Europeia, a que a Companhia está sujeita até 2025.