Sexta-feira, Junho 14, 2024
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Tecnologia 5G: As 5 mudanças que está a provocar na hotelaria

Projetado para fornecer às empresas e consumidores uma conetividade mais rápida, o 5G pode permitir uma infinidade de novas soluções, recursos e experiências do cliente, especialmente no espaço de viagens e de hotelaria.

O Skift revela o impacto que o 5G pode ter nas experiências de hotel, desde a conveniência do cliente e personalização mais profunda do hóspede, até aos recursos de entretenimento, reuniões e eventos.

Conveniência do cliente aumentada

O 5G pode permitir que as operadoras revolucionem as suas ofertas com serviços de ponta em salas e outras instalações. A tecnologia “smart room” significa que a temperatura ambiente, as luzes, as cortinas, a TV e outras comodidades podem ser totalmente controláveis ​​através das aplicações móveis dos hóspedes. O uso de assistentes de voz para solicitar serviço de quarto e reservar outras atividades e serviços do hotel também pode ser aplicado.

Concomitantemente, tecnologias como a realidade aumentada podem fornecer aos hotéis uma gama de ferramentas para transmitir informações e apresentar serviços, ao mesmo tempo que fornecem novas experiências interativas.

As operadoras de hotéis já estão a utilizar esta tecnologia para aprimorar a experiência do hóspede. O Eccleston Square Hotel disponibiliza smartphones no quarto, camas eletronicamente ajustáveis ​​e um Chromecast 4K, que permite ao hóspede espelhar o seu dispositivo na Smart TV da suíte, para transmitir o seu streaming pessoal. Em Seattle, o Hotel 1000 oferece uma experiência de simulador de golfe que permite aos hóspedes vistas de 50 campos de todo o mundo.

Simulador de golfe, Hotel 1000, Seattle

Mais personalização

Personalizar a experiência do hóspede ajuda os hotéis a diferenciar-se. Tecnologias como a inteligência artificial podem permitir o fornecimento de recomendações personalizadas em tempo real para jantares, excursões e pacotes de férias, com base no perfil pessoal do hóspede e no seu histórico de viagens com a rede de hotéis.

O motor de reservas de hotéis Avvio personalizou recentemente o seu processo de reserva que modifica o site de acordo com as preferências e perfil específicos dos utilizadores.

Com a tecnologia 5G, as operadoras de hotéis tornam-se mais capazes de entregar mensagens personalizadas aos hóspedes e obter uma compreensão mais profunda da viagem dos mesmos.

Entretenimento futurístico

Como o analista da Skift, Wouter Geerts, explicou no relatório Skift’s Emerging Tech in Travel 2020: “Simplificar a realidade aumentada coloca uma camada virtual sobre o mundo real. É aqui que esta difere da RV, que isola completamente o utilizador do mundo que o rodeia.”

A empresa de equipamentos de ginástica Aktiv começou a implantar a sua plataforma de exercício virtual em ginásios e suítes de hotéis em todo o mundo, oferecendo aos hóspedes uma experiência totalmente personalizada (e personalizável).

“Com o 5G, a realidade aumentada provavelmente mudará a forma como o entretenimento surge nos hotéis, proporcionando experiências inesquecíveis de‘ fator X ’que os hóspedes levarão para contar a outras pessoas”, explicou Jerri Traflet, consultor principal da Retail Innovation, Verizon.

Reuniões e eventos imersivos

Como o Skift relatou anteriormente, “a vantagem da tecnologia para reuniões e eventos é clara: o aumento da largura de banda e a redução da latência tornarão a realidade virtual e a realidade aumentada viáveis ​​no contexto de um evento. Também reduzirá a necessidade de Wi-Fi, especialmente em grandes eventos. ”

Esta tecnologia irá aprimorar significativamente várias aplicações dentro do espaço de reuniões e eventos, abrindo caminho para novas experiências de realidade aumentada e virtual entre grupos e indivíduos, bem como streaming de conteúdo online e interação aprimorada com o público.

Como um relatório da Forbes apontou recentemente, “A realidade virtual e aumentada pode pegar num simples webinar online ou evento regular e transformá-lo numa experiência imersiva e memorável”, acrescentando que a natureza prática da tecnologia e a capacidade de simular experiências ao vivo podem ajudar o público a “aprender, explorar e ver de perto coisas que, de outra forma, não seriam possíveis”.

Serviços de hotel acelerados

Do ponto de vista operacional, com o 5G, os hotéis podem adquirir maior capacidade de monitorizar a temperatura ambiente e a iluminação em todo o hotel, permitindo um consumo de energia eficiente e sustentável. Em paralelo, os robôs possuidores de uma rede 5G veloz, podem ser implementados para realizar tarefas como limpeza de áreas comuns, segurança, serviços de entrega e orientação de convidados.

O concierge de bagagem robótico do YOTEL New Iorque, o YOBOT, e o robô mordomo que oferece serviço de quarto aos hóspedes no M Social Singapore, são dois exemplos deste tipo de serviço.

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