O município de Torres Vedras vai acolher, de 3 a 5 de junho, a 10º edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, com o tema “Turismo: Ponte para Gerar Entendimentos”.
Esta é uma iniciativa da Turismo Centro de Portugal, que todos os anos junta especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre os desafios colocados pelo turismo interno.
A apresentação do evento aconteceu esta quinta-feira, dia 18, no Zambeze Restaurante & Rooftop Bar, em Lisboa, com a participação de Jorge Sampaio, vogal da comissão executiva da Turismo Centro de Portugal; Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras; Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas da Turismo Centro de Portugal; e Sílvia Ribau, chefe do núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística na Turismo Centro de Portugal.
Na ocasião, Jorge Sampaio começou por dizer que o turismo é, provavelmente, “uma das atividades económicas mais resilientes do país”. Por outro lado, “o turismo é possivelmente uma das atividades económicas que mais evolui e que mais inovação traz à nossa economia”, completou.

“Nas últimas duas décadas, o turismo mudou completamente os seus paradigmas, nomeadamente na questão da deslocação, graças à sua facilidade, e da oferta. Estes dois fatores vieram alterar o paradigma da procura. Com isto, o nosso objetivo com esta edição é discutir o turismo, porque não há outra forma de inovar, progredir ou evoluir sem ser através da discussão”, sublinhou.
Na qualidade de anfitriã do evento, Laura Rodrigues destacou a importância da escolha de cidades intermédias para a realização destes eventos. “Quando pensamos nestes eventos, é bom pensarmos em cidades mais pequenas para os receber, que podem naturalmente começar a receber outro tipo de visitantes e que podem ser, efetivamente, muito atrativas, não só para os visitantes estrageiros, mas também para os visitantes do interior do país”, disse.

“Temos caraterísticas muito específicas, somos um território muito urbano e, simultaneamente, muito rural. Somos ainda um território vinhateiro, onde as linhas da vinha acabam por ser uma dinâmica extraordinária, dando uma grande visibilidade ao município”, acrescentou. Com isto, Laura considerou que Torres Vedras possui uma série de “ingredientes” para que o território possa ser um “belo anfitrião” da 10º edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”.
Primeiro dia é dedicado a reuniões de negócio
Sílvia Ribau começou por falar um pouco das reuniões B2B entre empresas, que irão acontecer no dia 3 de junho, das 17h às 19h, no Noah Surf House. Nestas reuniões, os operadores turísticos e as agências de viagens nacionais ficarão a conhecer a oferta turística da região Centro de Portugal, com especial incidência na sub-região do Oeste, e poderão assim estabelecer oportunidades de negócio para o futuro.

De acordo com a responsável, estas reuniões terão três objetivos: “oferecer um espaço de networking, ou seja, colocar uma plataforma de conversação entre a oferta e a procura; em segundo lugar, a promoção turística, com o intuito de promover os produtos e serviços da região junto dos operadores e agentes de viagens nacionais; e, por último, a necessidade urgente de contribuir para o aumento da venda dos serviços e produtos turísticos da sub-região do Oeste”.
Após as Reuniões B2B, terá lugar um welcome drink no mesmo espaço, reservado aos participantes nestas reuniões, oradores e convidados do fórum.
Debates e descoberta do território no segundo dia

Por sua vez, coube a Adriana Rodrigues apresentar com maior detalhe o programa do Fórum Vê Portugal, que durante três dias vai tornar Torres Vedras a capital do turismo interno.
No dia 4 de junho, haverá uma manhã preenchida com debates e apresentações no Teatro-Cine de Torres Vedras.
A Sessão de Abertura será presidida por Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, e contará ainda com a presença de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal; Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal; e Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras.
Segue-se o primeiro painel de discussão, que é dedicado ao tema “Desafios para as Entidades Regionais de Turismo”. Moderado por Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, terá como protagonistas os presidentes das Entidades Regionais de Turismo: Raul Almeida (Turismo Centro de Portugal); Luís Pedro Martins (Turismo do Porto e Norte); Carla Salsinha (Turismo de Lisboa); José Santos (Turismo do Alentejo); e André Gomes (Turismo do Algarve).
Ainda de manhã terá lugar o segundo painel. Com o tema “Turistas Improváveis: Experiências inspiradoras rumo à promoção da paz em territórios de guerra” e moderado por Dulcineia Ramos, vereadora na CM Torres Vedras, tem como participantes alguns “turistas improváveis”, que contarão as suas experiências inspiradoras, procurando avaliar de que forma a sua ação promove a paz em territórios com maior agitação social. Integram o painel Bruno Santos, piloto de motos TT e Rally Raid de Torres Vedras; Mário Patrocínio, escritor e cineasta também torriense; e Rui Nunes da Silva, presidente do IPAV – Instituto Padre António Vieira.
A tarde do segundo dia convida todos os participantes do “Vê Portugal” a “Criar Pontes em Torres Vedras”, uma iniciativa que promove os principais ativos turísticos do concelho. Estão previstas uma série de atividades, que pressupõem a inscrição prévia dos participantes, nomeadamente uma visita às Linhas de Torres, descobrir o Centro Histórico de Torres Vedras, visita com degustação de vinhos à “Adega Mãe” e visita ao Centro de Artes e Criatividade.
Jantar oficial distingue personalidades do turismo
O secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, preside ao Jantar Oficial “Vê Portugal”, na noite de dia 4. Um dos momentos mais aguardados do programa, este jantar é já uma “imagem de marca” do fórum. É a ocasião em que a Turismo Centro de Portugal homenageia as empresas e personalidades que se mais destacam no setor turístico nacional e regional.
Durante o Jantar Oficial, serão também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituído pela Turismo Centro de Portugal e que distinguem projetos inovadores no setor do Turismo, e os Prémios de Teses Académicas, que incidem igualmente sobre o Centro de Portugal.
A participação no Jantar Oficial “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação.
Terceiro dia com programa intenso
Com a moderação, ao longo de todo o dia, de Paulo Baldaia, jornalista e comentador, o dia 5 inicia com uma manhã integralmente dedicada a debater a capacidade do turismo em gerar entendimentos, dando corpo ao mote do Fórum.
Os trabalhos começam com o painel “O turismo como ferramenta de construção e manutenção da paz”, com Nuno Sampaio, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação; Maryna Mykhailenko, embaixadora da Ucrânia em Portugal; Euhenia Kubakh, diretora de desenvolvimento na organização ucraniana “Centro das Liberdades Civis”, que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2022; Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima; e o Sheik Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa.
A manhã prossegue com o painel “A Paz como Destino Turístico”, em que será analisada a importância da perceção de segurança nas escolhas dos turistas. Participam Carlos Moura, presidente da AHRESP; Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo; Bernardo Trindade, presidente da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal; Lídia Monteiro, vogal do conselho executivo do Turismo de Portugal; e Filipe Domingues, representante em Portugal do IEP – Instituto para a Economia e Paz.
Ainda de manhã, o painel “A paz começa aqui! Formas de estimular a cooperação e a coesão territorial” colocará em evidência a cooperação entre organizações e instituições. São intervenientes Purificação Reis, presidente da ACISO – Associação Empresarial Ourém – Fátima; António Marques Vidal, presidente da APECATE; Miguel Torres, presidente da direção da Minha Terra – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local; e Jorge Brandão, vogal executivo da Comissão Diretiva do Centro 2030.
À tarde, o último painel do programa é dedicado aos “Impactos da guerra na economia mundial e nacional”. João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia, é um dos oradores, ao lado de Américo Aguiar, Cardeal e Bispo de Setúbal; Sebastião Bugalho, jornalista e comentador; e João Duque, presidente do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
A sessão de encerramento junta Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.
As inscrições no Fórum “Vê Portugal” são gratuitas e podem ser feitas aqui.






