A V Convenção Nacional da Associação Nacional dos Locadores de Veículos (ARAC) tem lugar no dia 18 de outubro, no Hotel Marriott Praia D’el Rey, em Óbidos. “Locação – Motor da nova mobilidade” é o grande tema em destaque no evento.
A “transformação irreversível” na mobilidade, seja no dia a dia, seja em viagens turísticas, é o foco da V Convenção, num contexto marcado pela “revolução” nos meios de mobilidade e pela crescente oferta de produtos e serviços na área, revela a ARAC em comunicado. Neste cenário, o setor tem-se deparado com a despriorização da propriedade e posse prolongada de veículos e a adoção de políticas em cidades europeias para reduzir o uso de veículos a combustíveis fósseis.
Outra tendência, diz a ARAC, prende-se com a “digitalização e desmaterialização acentuada no aluguer de meios de mobilidade”, que tem despoletado o surgimento de serviços apoiados por sistemas e tecnologias de informação e comunicação que permitem o acesso a veículos 24/7.
Também os novos modelos de negócio são destacados pela ARAC. “Para tirar partido dos avanços tecnológicos, as empresas precisam compreender a necessidade de alterar não apenas as ferramentas de gestão, mas também de compreender como essas inovações exigem mudanças culturais e nos modelos de negócio”, afirma em comunicado.
A 5.ª edição do evento contará, novamente, com a presença de membros do governo, entidades oficiais das áreas do turismo, mobilidade e finanças e moderadores e oradores de renome. Além disto, irão participar representantes das empresas associadas, membros aliados da ARAC, representantes destas indústrias, assim como entidades financeiras e outros colaboradores, fornecedores e prestadores essenciais para o funcionamento do setor, de acordo com a associação.
A ARAC estima que o auditório terá cerca de três centenas de participantes. O programa da V Convenção está dividido em seis painéis, que contarão com a participação de diversos oradores:
- I Painel: Desenvolvimento Económico e Turístico: Desafios num mundo em mudança
- II Painel: Digitalização e Inteligência Artificial
- III Painel: Transição Energética – O grande desafio do século XXI
- IV Painel: Os veículos elétricos e os veículos autónomos – alterações no panorama social e empresarial. Será a fiscalidade um dos motores da mudança?
- V Painel: O cliente como centro do negócio
- VI Painel: Locação Automóvel – Presente e futuro
“Tendo o ano de 2023 sido marcante para o turismo, tanto a nível internacional como nacional, porquanto não só se registaram aumentos nos valores face ao período pré-pandémico, em 2019, como também se atingiram novos máximos históricos”, sublinha a associação na mesma nota. “Torna-se cada vez mais relevante discutir a oferta destes serviços em consonância com a transição digital e uma economia verde, em linha com as tendências aliadas à sustentabilidade e à mobilidade inteligente e amiga do ambiente. É também através desta constante busca pela inovação e adaptação aos nossos dias que se evidencia a resiliência deste setor que move o nosso país”.