Quinta-feira, Janeiro 23, 2025
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Três agências, um impacto: Como estão as redes sociais a redefinir a venda de viagens?

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Com o intuito de saber mais sobre o impacto das redes sociais no setor do turismo, o TNews entrevistou três agências de viagens para descobrir quais benefícios esta aposta lhes traz no dia-a-dia de trabalho. Optámos por escolher três agências de viagens que se destacam, sobretudo, pela sua forte aposta no mundo digital, nomeadamente nas redes sociais. Entre as questões, destacam-se a estrutura interna da empresa e o futuro das agências de viagens num período em constante evolução tecnológica.

Agência de viagens ViajaAgora

Elisa Sequeira, fundadora da agência ViajaAgora

Aberta desde outubro de 2021, a agência de viagens ViajaAgora conta atualmente com três colaboradores, apostando fortemente no conceito de “férias em família”. Para saber mais sobre a sua missão, entrevistámos Elisa Sequeira, fundadora da agência, que indicou que, inicialmente, a agência funcionava exclusivamente online com uma grande aposta nas redes sociais.

Em 2023, abriu em Queluz o espaço físico acompanhado por um site de vendas diretas online, com efetivação de reservar em real time. Em 2024, foi criado um projeto de freelancers associado à empresa, o “Consultor de Viagens”, onde contam atualmente com mais de 30 associados na área do Turismo.

Segundo Elisa Sequeira, cerca de 90% das vendas são efetuadas através de operadores, com as opções de tudo-incluído e estadias em resorts a serem os favoritos dos seus clientes.

Relativamente à aposta no digital, esta já é antiga, uma vez que recorrem a este serviço desde o primeiro dia. “A escolha no digital permitiu atender os clientes de uma forma mais prática, personalizada e eficiente. A forte aposta no digital trouxe-nos um impacto significativo na faturação por vários motivos: reduzimos os gastos com infraestruturas físicas; conseguimos investir mais em marketing personalizado; conseguimos atrair clientes de várias regiões; e aumentámos drasticamente o volume de vendas”, enfatizou Elisa Sequeira.

Com um total de 31,7 mil seguidores, a rede social mais eficaz para interagir com os clientes é, sem dúvida, o Instagram. Junta-se a isto a sua loja online que, segundo Elisa Sequeira, é a mais procurada pelos seus clientes: “Os clientes fazem o processo totalmente online e apenas se dirigem à loja para levantar a documentação ou efetuar algum pagamento final.”

Esta aposta nas redes sociais é complementada por parcerias com influencers, uma forma de conseguirem alcançar novos clientes. “Trabalhar com influencers e figuras públicas é uma estratégia poderosíssima. A partir daqui, escolhemos o público-alvo que pretendemos atingir e a nossa escolha da figura pública recai sobre o perfil de cliente que pretendemos abranger.”

Além disso, Elisa Sequeira garantiu que os seguidores da agência tendem a confiar nas recomendações de influencers que têm mais afinidade, fazendo com que a marca #ViajaAgora tenha mais espaço no mercado.

Para Elisa Sequeira, é fundamental as agências adaptarem-se às novas tendências tecnológicas. “A presença no digital é importantíssima e temos que encarar as redes sociais como uma montra. Costumo dizer que o Instagram é a rua mais movimentada do mundo, se a nossa montra for a mais bonita os clientes querem ‘entrar’ na loja. É importante observar a nossa montra digital e fazer o exercício de ‘Eu entraria nesta loja? Eu comprava nesta loja?’. O futuro está no digital, não tenho qualquer dúvida disso. É um mercado em crescimento.”

Agência de viagens Mussa Travel

Hugo Mussa, fundador da agência Mussa Travel

Por sua vez, entrevistámos Hugo Mussa, fundador da agência de viagens Mussa Travel. Aberta desde agosto de 2023, esta agência destaca-se devido ao seu forte impacto nas redes sociais em tão pouco tempo. Tendo como principal foco as viagens de lazer, conta atualmente com 23 mil seguidores no Instagram e quatro colaboradores.

Contudo, devido à carteira de clientes empresariais, a Mussa Travel também dispõe de serviços corporativos, oferecendo um serviço altamente personalizado e adaptado às necessidades e experiências de cada cliente através de viagens à medida.

“O digital é, sem dúvida, o futuro do setor de viagens e, para sermos competitivos, é essencial acompanhar as tendências do mercado. Através do digital, conseguimos atingir milhares de pessoas com apenas um clique, o que nos permite expandir a nossa presença e oferecer os nossos serviços de forma mais acessível e eficiente”, explicou Hugo Mussa.

Atualmente, o digital representa a “maior fonte de faturação” da agência, representando uma ferramenta essencial para o seu crescimento e sucesso.

A Mussa Travel aposta fortemente na colaboração com influencers através do conceito “desconto via influencers” no setor de viagens. Segundo Hugo Mussa, estes descontos permitem à empresa ampliar o seu alcance e criar uma relação mais próxima e transparente com os seus clientes.

As redes sociais utilizadas são o Instagram, o Facebook e o TikTok. A mais eficaz é o Instagram, devido “à sua natureza visual e à capacidade de conectar com o nosso público-alvo de forma direta e eficaz”, disse.

Hugo Mussa referiu ainda que o meio mais procurado é, sem dúvida, a loja online. “O formato digital tem-se mostrado cada vez mais o preferido dos nossos clientes, especialmente pelo rápido acesso à informação e pela possibilidade de personalizar as viagens de acordo com as necessidades individuais.”

Para o fundador da Mussa Travel, o futuro das agências de viagens será “positivo”, especialmente para aqueles que souberam “adaptar-se ao digital” e “às novas exigências” do mercado.

“A presença online será fundamental para nos mantermos competitivos, uma vez que o comportamento dos consumidores está cada vez mais voltado para a procura e aquisição de serviços de viagens de forma digital. As agências que não acompanharem essas mudanças correm o risco de ficar para trás. No entanto, aquelas que souberem combinar o atendimento personalizado com a inovação tecnológica terão grandes oportunidades de crescimento”, terminou Hugo Mussa.

Agência de viagens Âncora Travel

Flávio Brás, fundador da agência Âncora Travel

Flávio Brás e Josué Maduro são os proprietários da Âncora Travel, agência de viagens aberta desde abril de 2022. Com um total de três colaboradores, a agência tem como principal foco as viagens de lazer. Porém, tem estado a apostar no segmento desportivo, tendo já feito alguns trabalhos com equipas participantes no Challenge Cup, um torneio de futebol juvenil internacional.

Além disso, trabalham com equipas de andebol, tratando dos alojamentos e transportes para a Seleção Nacional Feminina A, assim como dos alojamentos para torneios de Andebol Adaptado.

Relativamente ao segmento corporativo, trabalham com algumas empresas locais na organização das suas viagens, eventos e outras deslocações das suas equipas comerciais.

Para a agência, as viagens de lazer têm um grande peso nos destinos Caraíbas e Cabo Verde, daí a maioria ser através de operadores, contudo, explica Flávio Brás, a maior parte do que está relacionado com a Ásia é feito à medida.

Questionado sobre o porquê da aposta no digital, Flávio Brás explicou que “não querem depender apenas do mercado local e que estariam a perder uma boa oportunidade de alcançar mais quota de mercado que se reflete na faturação”. Para cumprir os seus objetivos, a Âncora Travel utiliza várias redes sociais, nomeadamente o Facebook, o Instagram e o LinkedIn, sendo o Instagram a rede mais eficaz e com maior interação.

Esta aposta traduziu-se numa maior procura pelo digital, além de 12 mil seguidores nesta rede social. “Os clientes que nos procuram na loja física estão sempre atentos à nossa comunicação online, portanto, temos clientes de todos os cantos de Portugal. Por isso, diria que o online é o meio mais procurado.”

A Âncora Travel também colabora com influencers, que a ajudem a chegar a nichos específicos: “Certos influencers têm um papel muito importante no alcance e na distribuição da nossa oferta”, garantiu Flávio Brás.

“O futuro das agências de viagens passa pela digitalização na distribuição de serviços. É normal que, com a evolução da tecnologia e com a afluência e influência das redes sociais, as agências de viagens sintam a necessidade de estarem em constante comunicação com o seu cliente e prestar um serviço de 24 horas. Isso é possível através da comunicação regular pelas redes sociais, portanto, a meu ver, esta questão requer uma visão aprofundada por parte dos líderes das agências de viagens”, disse Flávio Brás quando questionado sobre qual o futuro das agências de viagens.

A partir destas entrevistas, concluímos que a presença no digital se tornou indispensável para qualquer negócio no setor do turismo que procura crescer nos dias de hoje. As redes sociais, como o Instagram, funcionam como apoio para atrair um maior leque de clientes e oferecer um serviço personalizado e atencioso aos viajantes. Para estas três agências, investir no digital não é apenas uma opção, mas sim uma estratégia vital para se manterem competitivos neste mercado.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia,
    Artigo interessante que mostra a aposta no digital, número de seguidores, trabalhadores, etc. Mas parece-me que falta um dado importante para perceber se essa aposta vale a pena e a dimensão das empresas: qual o volume de negócios de cada uma delas?
    Cumprimentos

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