Após a apresentação dos resultados do primeiro trimestre fiscal, em que as receitas aumentaram cinco vezes e as perdas foram reduzidas, o Grupo TUI antecipou que espera bons resultados para o verão de 2022, porque existe procura acumulada em todos os mercados europeus.
“Vemos uma dinâmica de reservas muito forte para o verão de 2022”, disse Fritz Joussen, CEO do TUI Group, observando que a 30 de janeiro cerca de 3,5 milhões de clientes já tinham reservado a sua viagem para o verão. Este ano as reservas continuam a ser de curto prazo e o orçamento destinado à viagem é maior.
O operador turístico reconheceu que o aumento da procura é constante e que “só no final de novembro e dezembro houve uma travagem de curto prazo devido à variante Ómicron”, no entanto, neste momento, as reservas de férias “estão a recuperar significativamente” .
Verão a 72% de 2019
Os últimos dados da TUI, a 30 de janeiro, confirmam que 3,5 milhões de clientes já reservaram uma viagem para o verão de 2022, valor que representa 72% do nível do verão 2019. A boa notícia é que “as novas reservas já ultrapassam 100% do nível do verão de 2019, então o grupo TUI espera que o verão de 2022 esteja próximo do nível pré-pandemia.”
“Cada passo em direção à normalidade dá confiança às pessoas e a procura por férias aumenta imediatamente. Apesar da tendência contínua de reservas de curto prazo, vemos uma forte procura para o próximo verão de 2022”, frisou Fritz Joussen.
O operador turístico observa que, tal como no ano anterior, “as pessoas estão a reservar com maior qualidade e a planear um orçamento mais elevado para as suas férias de verão”.
A TUI confirma que os preços médios estão 22% acima do ano passado, o que se deve à maior procura por pacotes, além de ofertas de maior valor e mais serviços adicionais, como por exemplo melhorias na categoria de hotel ou quarto.