A TUI encontra-se a realizar um teste inovador no Reino Unido, introduzindo o ChatGPT, um chatbot de inteligência artificial generativa (IA), na tentativa de impulsionar as reservas através da sua aplicação MyTui.
Esta quinta-feira, 17 de agosto, a Tui anunciou que o chatbot forneceria aos clientes informações sobre destinos, bem como recomendações personalizadas para excursões e atividades com base nas suas preferências.
O diretor executivo do grupo, Sebastian Ebel, confirmou o teste na semana passada, afirmando: “O ChatGPT terá uma influência significativa na forma como produzimos e vendemos pacotes. Queremos experimentá-lo no Reino Unido porque o mercado é muito online.”
Ebel destacou que “80% dos clientes de pacotes turísticos utilizam a aplicação antes da partida”, e sublinhou que o grupo duplicou as reservas através da aplicação no Reino Unido para 9%, “um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao ano anterior. [Mas] temos a oportunidade de chegar aos 50% e isso reduziria o custo da distribuição – 50% é o objetivo.”
O CEO da TUI assegurou que o crescimento das reservas estimulado pelo ChatGPT será derivado do tráfego online e não resultará em reduções na rede de lojas físicas da TUI. “Sou um grande defensor das lojas físicas. As lojas dão suporte a produtos de alto valor. O aumento [do uso da aplicação] deve vir da internet. Se um cliente efetua a reserva na aplicação, não o fará na web.”
O ChatGPT está a ser utilizado pela primeira vez em conexão com o inventário em tempo real, de forma a combinar produtos reserváveis com informações sobre destinos. “O teste está ativo para 50% dos utilizadores da aplicação no Reino Unido como parte de um lançamento faseado e estará disponível para 100% nas próximas semanas. Prevemos que estará disponível para outros mercados no próximo ano”, revela um porta-voz da Tui.
O ChatGPT não só proporciona aos utilizadores descrições personalizadas de destinos, de acordo com as suas preferências, mas também integra-se com a TUI Musement, a área de excursões e atividades da empresa. Esta integração permite que os utilizadores acedam a uma lista de excursões reserváveis diretamente na aplicação.
Além de melhorar a experiência dos utilizadores e impulsionar as reservas, “queremos que os clientes continuem a usar a aplicação mesmo quando não estão prestes a viajar. Este é o primeiro de um conjunto de conteúdos que iremos lançar para aumentar o envolvimento dos utilizadores na aplicação”, sublinha o porta-voz.
O teste ChatGPT já foi utilizado por mais de 10.000 clientes, e a TUI está empenhada em explorar mais tecnologias de IA, como comunicações com clientes pós-férias, análise automática de bases de conhecimento para apoiar as equipas de atendimento ao cliente, tradução de idiomas de conteúdo e outras aplicações que melhorem as operações da empresa.