O Cluster de Turismo da Galiza organizou, na passada quinta-feira, dia 23, um evento de apresentação do destino Galiza, em Lisboa, que contou com cerca de 95 agentes portugueses e 27 empresas turísticas galegas. Segundo Miguel Camiña, diretor comercial das Viajes InterRias Incoming Espanha e Portugal, o objetivo do evento é dar a conhecer as experiências e produtos da região a agentes portugueses e visitantes.
Estas experiências, de acordo com o responsável, são reforçadas graças à gastronomia, tranquilidade e cultura que a Galiza oferece, e que, ao mesmo tempo, são as três características que os turistas portugueses mais procuram no destino.
“Para este ano, esperamos um crescimento significativo no número de visitantes portugueses face a 2023, tal como tem acontecido com os anos anteriores, em que notamos sempre uma maior aproximação anual dos dois mercados. Além disso, esperamos que a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Vigo traga um maior número de visitantes ao destino”, afirmou Miguel Camiña, em declarações ao TNews.
Por sua vez, Cesareo G. Pardal, presidente do Cluster de Turismo da Galiza, garantiu que este evento em Lisboa é sobretudo para colocar em contacto direto as empresas turísticas galegas com as empresas portuguesas. “Há quatro anos que não vínhamos a Lisboa, para este ano fizemos um primeiro evento em Sevilha, onde contámos com mais de 90 agências e 25 empresas”, avançou. Questionado sobre os meses que recebem mais visitantes portugueses, o responsável assegurou que, a partir de maio até setembro, “há um aumento significativo de turistas na região da Galiza, nomeadamente nas Rías Baixas”.
Por fim, Cesareo G. Pardal explicou que o Cluster de Turismo da Galiza representa 67 associações turísticas galegas, que estão divididas em diferentes áreas turísticas: hotéis, restaurantes, casas de turismo rural, agências de viagens, operadores, guias turísticos, entre outros. Desta forma, o Cluster de Turismo da Galiza representa 95% das empresas galegas, albergando cerca de 7.500 entidades turísticas.