A Arabian Travel Market (ATM), que decorreu até ao passado dia 1 de maio, no Dubai World Trade Centre, revelou os mais recentes dados sobre o crescimento e as dinâmicas do turismo no Médio Oriente, com especial enfoque nos segmentos de lazer, luxo e MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). A pesquisa, conduzida pela Tourism Economics, empresa do grupo Oxford Economics, destaca o regresso da procura global por viagens aos níveis pré-pandemia, com a região do Golfo a registar um crescimento acima da média mundial.
Dave Goodger, director geral da Tourism Economics para a EMEA, sublinhou que mais de 85% do crescimento previsto na procura de alojamento na região será impulsionado por viajantes internacionais, com destaque para a procura crescente por experiências de luxo e personalizadas.
A par deste relatório, a empresa de consultoria VIDEC apresentou o estudo Travel Market Sizing and OTA Benchmarking, focado nas oportunidades para agências de viagens online (OTA) nos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Índia. Segundo Virendra Jain, CEO da VIDEC, o perfil jovem e digitalmente conectado destas populações é determinante para o crescimento do sector, com o mercado aéreo total dos Emirados a atingir os 5,4 mil milhões de dólares em 2028 — um crescimento de 32% face a 2019.
Os dados indicam ainda que, em 2024, o valor total das reservas de voos online realizadas através de OTA nos Emirados atingiu os 679 milhões de dólares, um aumento de 20% face ao ano anterior. Paralelamente, as reservas efectuadas directamente nos sites ou aplicações das companhias aéreas representaram 56% do volume de negócios online.
A consultora destaca a crescente aposta de companhias como a Emirates, Etihad e flydubai em canais digitais directos, recorrendo a programas de fidelização e experiências personalizadas para reforçar a ligação com os consumidores. Ainda assim, a diversidade de operadores e o carácter cosmopolita do mercado dos Emirados criam um ambiente competitivo para as OTA, que têm apostado em soluções tecnológicas e financeiras para melhorar a experiência do utilizador.
A ATM 2025 reuniu mais de 55 mil participantes de 166 países e contando com a presença de cerca de 2.800 expositores.