Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
Quarta-feira, Dezembro 7, 2022

SIGA-NOS:

Turismo de Portugal promove eventos ligados às invasões napoleónicas até ao final do ano

O bicentenário da morte de Napoleão dá o mote a uma agenda de eventos que se realizam em 18 municípios do país, até ao final do ano, para destacar o património histórico-militar, material e imaterial, associado às invasões napoleónicas em Portugal.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e das Entidades Regionais de Turismo do Porto e Norte de Portugal, Centro de Portugal, Região de Lisboa e Alentejo Ribatejo, em articulação com os respetivos municípios.

Da agenda fazem parte concertos, recriações históricas, exposições, sessões de cinema e debates, entre as mais de 40 iniciativas previstas. Estas ações irão realizar-se em edições virtuais e presenciais, com o objetivo “de valorizar o património militar português e contribuir para a dinamização dos territórios”.

Estes eventos integram ainda o calendário internacional de comemorações “Bicentenário 2021”, promovido pelo Itinerário Cultural do Conselho da Europa Destination Napoléon. De entre as entidades participantes constam os promotores do projeto “Rede Temática das Invasões Francesas em Portugal”, apoiado pelo Turismo de Portugal através da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

A aposta no Turismo Militar, no âmbito da Estratégia Turismo 2027, pretende “reforçar a coesão territorial do país e a valorização turística das regiões do interior, através da qualificação do seu património cultural e do estímulo ao desenvolvimento de serviços turísticos associados a esse património. O objetivo passa pela atração de visitantes e pelo aumento do tempo médio de estada do turista nestes territórios”, refere o Turismo de Portugal.

Napoleão Bonaparte morreu a 5 de maio de 1821, na ilha de Santa Helena e, neste ano de 2021, por toda a Europa, a data é assinalada através de diversas iniciativas que promovem o património cultural associado à história das invasões napoleónicas nos vários países.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img