O Turismo de Portugal (TP) assinala uma nova fase de internacionalização da sua rede de escolas, com a formalização de um protocolo com o Gabinete de Apoio ao Turista, Formação e Empreendedorismo de Angola que permite a gestão partilhada de escolas de hotelaria e turismo no estrangeiro.
Com vista a melhorar a qualidade de serviços turísticos em Angola, a parceria com o Turismo de Portugal permitirá a inauguração de dois hotéis-escola no país africano: em 2024, na Província de Cabinda e, em 2025, em Luanda.
A colaboração entre os dois países introduz, assim, o apoio na implementação de um modelo de gestão de uma Escola de Hotelaria e Turismo, configurando-se como Escolas de Hotelaria e Turismo co-branded com o Turismo de Portugal.
Em comunicado, o TP explica que os objetivos essenciais do protocolo passam por “investir nas qualificações, valorizar as profissões, atrair e reter talento, capacitar empresas e dotar os profissionais de competências para uma intervenção responsável, sustentável e competitiva”.
Neste sentido, o acordo formalizado representa o reforço da estratégia de internacionalização da rede de escolas do TP, nomeadamente com a expansão para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), através da partilha de conhecimentos detidos pelo Turismo de Portugal e reconhecidos pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
O protocolo recém-celebrado enfatiza “o importante papel que as pessoas e os profissionais de turismo têm para a atividade turística”, através do investimento “nas suas qualificações, na valorização das profissões, na atração e fidelização de talento, elevando a qualidade e a excelência da formação no setor”, sublinha a autoridade na nota enviada.
“A celebração deste protocolo representa um passo significativo na cooperação entre Portugal e Angola ao promover um intercâmbio de conhecimento e a melhoria das condições de vida através da formação e integração no mercado de trabalho, num setor estratégico como o Turismo”, afirma Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal. “Esta é a primeira iniciativa de gestão partilhada no estrangeiro concretizada pelas Escolas do Turismo de Portugal no âmbito da sua estratégia de internacionalização”.
Quanto aos próximos passos, serão realizadas reuniões com a equipa da Direção-Geral de Capacitação e Cooperação (DGCC), do Turismo de Portugal, de modo a estipular quais serão os pontos de colaboração na nova Escola de Hotelaria e Turismo de Cabinda, incluindo protocolos e modelos de gestão conjunta.