“A Hora de Espanha: Por uma Espanha Mais Próxima” foi o primeiro de um ciclo de webinars que começou na passada sexta-feira, dia 12 de março, e que pretende colocar à disposição dos associados públicos e privados do Turismo do Porto e Norte de Portugal, toda a informação disponível sobre as estratégias, tendências e oportunidades para cativar o mercado externo mais importante para a região.
A sessão teve Maria de Lurdes Vale, responsável do Turismo de Portugal em Espanha, como uma das oradoras convidadas, que desafiou os participantes do webinar a “apresentarem produtos estruturados especialmente direcionados para o mercado espanhol, já que o destino Portugal continua a ter um grande prestígio junto deste mercado”. A este propósito revelou também um estudo que demonstra que Espanha olha para o nosso destino como sendo “de charme, sem pretensiosismos, sociável e seguro, mesmo com a crise pandémica”.
Em 2019, o Porto e Norte registou mais de 1 milhão e 300 mil dormidas de espanhóis, resultante de um crescimento de 13% face ao ano anterior, o que faz de Espanha o primeiro mercado externo para a nossa região. “Embora conheçamos muito bem este mercado pela sua apetência natural de visita ao à nossa região, a nova realidade saída da pandemia obrigará a readaptar estratégias e multiplicar ações para cativar de novo este mercado essencial para o sucesso do turismo no Porto e Norte. Temos recursos naturais e equipamentos singulares e temos uma grande vantagem competitiva em relação a Espanha, com uma oferta muito superior”, refere Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
Outra das áreas focadas foi o turismo sénior, que é comparticipado pelo Estado espanhol através do programa Imserso, e que pode ser um pequeno filão a explorar.
A indústria de turismo de Espanha passa por uma grave crise, tendo recebido cerca de menos 80 por cento de turistas, e a perspetiva é de que também irão fazer uma aposta muito clara no seu mercado interno, o que pode inibir os turistas de saírem do País. Há que contar com essa concorrência, que se admite muito competitiva, até porque as perspetivas são de que os operadores vão baixar os preços: “Não deve ser essa a nossa tendência, mas suponho que deveríamos adaptar os preços, não necessariamente baixando-os”, considera a referida responsável do Turismo de Portugal em Espanha.
Espanha é um dos mercados-alvo da segunda fase da campanha “Norte Lá em Cima” lançada pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal em janeiro passado. Este ciclo de webinars, que terá uma periodicidade quinzenal, insere-se na estratégia regional de capacitação dos agentes do setor, fornecendo informação atualizada e privilegiada para que possam planear a retoma e preparar-se para melhor satisfazer e, se possível superar, as expectativas dos nossos principais clientes.