Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
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Turismo Ecológico

O turismo ecológico (ecoturismo) é uma forma de turismo responsável, que visa preservar e
proteger o meio ambiente e as comunidades locais.

Isso inclui práticas como o uso de fontes de energia renováveis, a promoção de atividades de ecoturismo e a conscientização dos turistas sobre questões ambientais.

Este será o futuro do turismo e as empresas devem começar a implementar estratégias de marketing digital para se adaptarem a esta tendência crescente.

Cada vez mais o turista irá procurar opções sustentáveis e amigas do ambiente e, com o crescimento desta oferta, os preços irão tornar-se competitivos.

Lembre-se que o consumidor está agora, mais do que nunca, informado e preocupado em saber os detalhes dos locais em que vai reservar as suas experiências ou estadias, por isso num mercado tão competitivo como o mercado turístico a informação que sua marca tem online, seja nas redes socias ou no seu website, será uma fonte de decisão de compra.

É nesse ponto que entra o turismo ecológico, ou as práticas ecológicas que a sua empresa faz. A grande questão que se levanta é como pode o marketing digital espelhar que a sua empresa pratica um turismo ecológico? E aumentar as suas reservas e fidelidade de clientes?

Social Media

Aqui pode usar as redes sociais para promover a sua marca como sendo amiga do meio ambiente. Por exemplo, no Instagram e Facebook colocar fotos e vídeos de paisagens naturais da região com legendas que destaquem a importância da preservação do meio ambiente e do turismo responsável.

Tiktok

Outra ferramenta que não me canso de mencionar, e que considero essencial, é o TikTok. É a plataforma perfeita para promover a sua marca como amiga do ambiente. Por exemplo, criando vídeos curtos e divertidos de atividades de ecoturismo, como trilhos ecológicos, passeios de bicicleta, observação de aves, entre outros. Esses vídeos podem incluir informações sobre as práticas ecológicas adotadas pela empresa e como elas contribuem para a preservação do meio ambiente.

Website

Esta que é a plataforma principal da empresa será sempre um local que deverá destacar a sua
missão ambiental. Pode criar uma área como “Estamos a mudar o mundo” ou “Nossa missão” e essa área pode incluir informação sobre as práticas ecológicas adotadas pela empresa e como estas contribuem para a preservação do meio ambiente.

Em caso de turismo de atividades, pode descrever como se esforça para minimizar o impacto ambiental das suas atividades.

Caso ainda esteja numa fase muito embrionária e algumas destas práticas ainda não sejam reais, junte-se a uma causa ambiental e demonstre como a cada reserva feita no seu website apoia essa causa.

Email Marketing

Após a reserva, é obrigatório fazer um acompanhamento do seu cliente até ao processo de chegada ao estabelecimento turístico com ferramentas de Email Marketing. Esta é uma oportunidade de destacar as suas práticas ecológicas. Por exemplo, utilizar ferramentas de automação de marketing digital, como o Mail Chimp, para enviar e-mails personalizados aos clientes, com dicas de como reduzir o impacto ambiental durante as viagens, como evitar o uso de plásticos descartáveis, e optar por transporte público.

A diferenciação será sempre chave em qualquer manobra de marketing. Tente ser único e ter uma proposta de valor com base ambiental forte, real e honesta.

As gerações mais novas são informadas e preocupadas com a sua pegada ambiental e a forma como as marcas e as empresas abordam esta temática será preponderante para a sua prosperidade.

Pense no futuro, cuide do presente e use as ferramentas digitais para espelhar a sua missão ambiental.

Boas reservas!

Por: Miguel Estorninho

Cofundador da Agência Digital Natives e Mestre em Marketing e Comunicação.

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