Sexta-feira, Abril 18, 2025
Sexta-feira, Abril 18, 2025

SIGA-NOS:

Turismo em Portugal regista queda de faturação e transações este verão

O turismo em Portugal registou uma queda de 11% na faturação geral e uma redução de 10% no número de transações entre 1 de junho e 1 de setembro de 2024, face ao período homólogo, de acordo com o relatório de verão REDUNIQ Insights da UNICRE.

Durante a época de verão, a faturação associada ao turismo caiu tanto a nível de origem nacional (-14%) como estrangeira (-3%), em termos homólogos. “No entanto, o impacto do turismo em Portugal continua a ser um fator importante, uma vez que a faturação estrangeira ainda representa uma parte relevante da economia nacional”, sublinha a UNICRE.

O setor com a faturação mais afetada foi o do retalho, nomeadamente hiper e supermercados (-28%), o mercado dos eletrodomésticos e tecnologia (-25%) e o comércio de moda (-8%). Já os setores da restauração (+5%), da hotelaria e atividades turísticas (+3%) e das perfumarias (+3%) obtiveram aumentos a nível da faturação, ainda que com resultados inferiores ao mesmo período de 2023.

“Estes aumentos mostram o contínuo impacto do turismo em Portugal, que impulsiona setores-chave como a hotelaria e o turismo, apesar do cenário de retração em outros segmentos”, analisa a UNICRE.

De acordo com o estudo, os franceses (15%), irlandeses (14%), ingleses (13%), estadunidenses (10%) e os espanhóis (8%) foram os que mais contribuíram para a faturação estrangeira em Portugal durante o período em análise.

Em particular, os dias 3 e 23 de agosto de 2024 são as datas em que os negócios registaram uma maior faturação, com aumentos de 6% e 13%, respetivamente, em termos homólogos.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img