Quinta-feira, Março 20, 2025
Quinta-feira, Março 20, 2025

SIGA-NOS:

Turismo rural dos Açores cresce para 186 mil dormidas em 2024

A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, destacou o papel do turismo rural no alojamento turístico, tendo representado cerca de 186.396 dormidas em 2024, ou seja, mais de 25% face ao ano anterior.

Em 2024, “no Turismo em Espaço Rural, fechou-se o ano com 244 estabelecimentos licenciados, representando um total de 2.003 camas”, o que significou “um crescimento de 14% no número de camas”, adiantou Berta Cabral, citada pela agência Lusa. A governante falava na sessão de encerramento do Encontro das Casas Açorianas – Associação de Turismo em Espaço Rural, que teve lugar na ilha de São Jorge.

No ano passado, o número de dormidas do Turismo em Espaço Rural foi superior ao do Alojamento Local, que representou 17,3%, e ao da Hotelaria Tradicional, que correspondeu a 7,9%. Citada numa nota divulgada pelo Governo açoriano, Berta Cabral sublinhou que mais de 83% destas dormidas foram de hóspedes estrangeiros.

“Excetuando o Corvo, todas as ilhas do arquipélago oferecem esta tipologia de alojamento, valorizando cada uma das nossas parcelas de território e potenciando a disseminação das receitas geradas”, frisou a secretária regional do Turismo, que considera que o turismo rural “é uma oportunidade de negócio”, potenciando projetos “diferenciadores”, criando postos de trabalho e diversificando “as fontes de rendimentos dos agricultores, através do agroturismo”.

O Turismo em Espaço Rural “é uma componente essencial da oferta turística do arquipélago, promovendo um contacto autêntico e sustentável entre os visitantes e a identidade rural das ilhas”, acrescentou.

Berta Cabral destacou ainda os resultados recém-publicados pelo Serviço Regional de Estatística relativos à atividade turística em 2024, que apontam que, pela primeira vez, os Açores ultrapassaram as 4,2 milhões de dormidas e os 187 milhões de euros nas receitas totais da hotelaria.

DEIXE A SUA OPINIÃO

Por favor insira o seu comentário!
Por favor, insira o seu nome aqui

-PUB-spot_img
-PUB-spot_img